Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O Carnaval é um período de intenso contato bucal entre as pessoas
O Carnaval é um período de intenso contato bucal entre as pessoas - Foto: lazyllama / Shutterstock.com

Amor e Sexo

Fique atenta! 3 doenças que você pode contrair ao beijar na boca

Além da doença do beijo, existem outros dois problemas de saúde que podem ser transmitidos durante o beijo; saiba quais são

O Carnaval é uma época propícia para celebrar e também para beijar na boca. No entanto, todo cuidado é pouco, viu? Isso porque existem vírus, bactérias e fungos que podem ser transmitidos através do contato bucal com outras pessoas.

De acordo com o dentista Gabriell Bonifacio Borgato, que também é docente de Odontologia no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), é preciso ficar atento ao surgimento de feridas na região dos lábios e dentro da boca.

E isso principalmente em períodos de contatos simultâneos, como o Carnaval. “O beijo na boca pode ser uma via de transmissão de inúmeras doenças infecciosas, principalmente se o indivíduo estiver com algum machucado nessa região”, alerta.

Ficou curiosa para saber quais doenças podem ser transmitidas ao beijar na boca de pessoas infectadas? Então confira agora!

Mononucleose

Conhecida popularmente como doença do beijo, esse é um vírus transmitido pela saliva. Entre os principais sintomas estão o mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, além de placas brancas na mesma região. Não existe prevenção para a mononucleose e seu tratamento se baseia no controle dos sintomas.

Herpes labial

Esse é outro vírus que pode ser contraído ao beijar na boca. Sua manifestação mais comum é a de feridas nos lábios após o surgimento de pequenas bolhas, e que regridem e cicatrizam em alguns dias. Sua infecção inicial em quem nunca teve contato com o vírus pode causar alterações sistêmicas, como dor de cabeça, febre, mal-estar e feridas na cavidade oral. 

Sífilis

Apesar de ser conhecida por ser uma infecção sexualmente transmissível (IST), essa infecção bacteriana também é transmitida ao beijar na boca. A infecção ocorre através de pequenas feridas na boca, e o curso da doença causa manifestações sistêmicas que podem levar à morte! O tratamento consiste no uso de antibiótico. 

Outros cuidados importantes durante a folia

Durante o Carnaval, é comum que as pessoas percam muita água por conta do calor excessivo e de uma maior movimentação do corpo ao longo das comemorações. Nesse sentido, é importante se atentar à hidratação constante, além de moderar o consumo de álcool, que também promove a desidratação do organismo.

“Ao perder água, nossa salivação é reduzida, o que contribui para doença, cárie e inflamações na gengiva. Além disso, devemos estar atentos à exposição do sol e sempre usar filtro solar, uma vez que a região dos lábios está mais exposta ao câncer de pele”, reforça Dr. Gabriell.

Além disso, é importante não deixar a higiene de lado durante o período. Em caso de viagens, não esqueça nenhum dos seus itens de limpeza oral como a escova de dente, creme e fio dental. Lembre-se de escovar os dentes sempre após as refeições, e caso não seja possível, ao menos ao acordar e antes de dormir. 

Por fim, o professor de Odontologia do Ceunsp, reforça: “devemos então nos lembrar de manter a hidratação constante com água, e evitar o consumo exagerado de álcool e bebidas como refrigerantes, que além do excesso de açúcar também são ácidas, facilitando a manifestação da doença da cárie. Quanto as infecções transmitidas pelo beijo, a conscientização é a melhor prevenção”. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...