Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como usar o iluminador corporal corretamente
Saiba como usar o iluminador corporal corretamente - Foto: Shutterstock

Beleza

Quer aderir ao iluminador corporal? Veja dicas de especialista

Tendência do iluminador corporal pode trazer benefícios, mas é preciso saber como usá-lo corretamente; veja orientações sobre o assunto

Ter uma pele mais iluminada e reluzente se tornou o sonho de muitas mulheres. Por isso, não é uma surpresa que o iluminador corporal tenha se tornado uma febre. Além de trazer um brilho, esse tipo de produto ainda esconde imperfeições e, em alguns casos, ajuda a deixar o corpo com um aspecto mais bronzeado.

Para obter esses resultados, porém, é importante escolher o produto correto e saber como aplicá-lo. Por isso, conversamos com a dermatologista Geisa Costa para entender e como aderir ao iluminador corporal sem erros.

Os iluminadores corporais existem em diversos tons, desde os mais rosados até os mais dourados ou prateados. Segundo a especialista, o ideal para fazer a melhor escolha possível é sempre ler a embalagem e testar o produto na própria pele para ver se combina. No geral, produtos dourados ficam melhores em tons de pele quentes, enquanto os produtos prateados combinam melhor com as de tom mais frio, mas vale o teste.

Já sobre a textura do produto, outros fatores devem ser considerados. “Você precisa pensar em quais áreas vai querer usar, se vai ser para uma festa, se vai ser diariamente, se você pode esperar o tempo da secagem… O creme, por exemplo, é mais fácil de espalhar do que o pó. E no caso do pó, a pele precisa estar seca”, explica Geisa.

Na hora de aplicar o iluminador corporal, é importante preparar a pele antes, deixando-a bem limpa e hidratada, viu? Além disso, Geisa explica que, no caso dos produtos em creme ou em gel, é recomendado aplicá-los seguindo um sentido. Assim fica mais uniforme. Lavar bem as mãos ou usar luvas também é importante. Já para o pó, um pincel ou esponja pode ser usado para espalhar o produto.

Há contraindicações para o iluminador corporal?

Basicamente, pessoas com qualquer tipo de pele podem aproveitar os iluminadores corporais, mas com moderação caso ela seja mais oleosa, para não piorar o problema. Para quem tem uma pele mais ressecada, a recomendação é buscar marcas que contêm ativos hidratantes que podem ajudar a minimizar essa questão.

É importante cuidar da hidratação da sua pele, além de usar o iluminador corporal
É importante cuidar da hidratação da sua pele, além de usar o iluminador corporal – Foto: Shutterstock

Como os iluminadores corporais comercializados precisam ser dermatologicamente testados, eles não costumam oferecer riscos à saúde. Mas, de acordo com Geisa, algumas pessoas podem ter irritações na pele, como ardência, coceira e outras reações alérgicas devido aos componentes da fórmula.

“Caso isso aconteça, é necessário higienizar o local com água corrente e sabonete neutro e procurar atendimento médico”, comenta a especialista. Além disso, ela também recomenda esperar bem o produto secar se ele tiver função bronzeadora antes de se vestir.

“Importante ler bem a embalagem, pois aqueles com função bronzeadora podem ter um tempo de secagem maior e você só pode se vestir depois disso, já que há o risco de manchar a roupa ou até mesmo deixar a pele manchada e estragar toda a sua produção”, explica.

Sem DIY

Um DIY pode parecer divertido e econômico, mas no caso do iluminador corporal, fazer você mesma pode não ser a melhor opção. “Os iluminadores vendidos no mercado são elaborados com componentes dermatologicamente testados para evitar qualquer dano à saúde. Já as receitas caseiras não oferecem nenhum tipo de segurança, ou seja, o resultado é imprevisível”, diz Geisa.

Outro detalhe trazido pela especialista diz respeito a sustentabilidade. Muitas podem usar glitter nessa receitinha caseira e eles não são biodegradáveis. Ou seja, estão poluindo cada vez mais os rios e mares, sem contar que existem pesquisas que mostram que isso está afetando os peixes também.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição