Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra se a água de arroz faz mesmo o cabelo crescer
Descubra se a água de arroz faz mesmo o cabelo crescer (Crédito: Shutterstock)

Beleza

Água de arroz faz o cabelo crescer? Médico esclarece alguns mitos

Além da água de arroz para o cabelo crescer, tricologista comenta a eficácia de outras receitas caseiras para os fios

Foi só as Kardashians revelarem que a água de arroz faz o cabelo crescer para as buscas pelo método crescerem. Mas será que isso funciona mesmo? Para o tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri), a técnica não tem nenhuma utilidade.

“O que determina a velocidade do crescimento dos fios é a genética de cada um. Em média, os cabelos lisos crescem 1 cm ao mês e os cacheados, 0,5 cm. Uma alimentação rica em carnes, peixes, ovos, vegetais e sucos naturais ajuda bastante”, explica o especialista.

Assim, caso a madeixa esteja crescendo menos do que o esperado, pode ser sinal de que algo não vai bem internamente. “Quando existe algo errado com o organismo, como uma anemia, o cabelo cresce mais lentamente. Mas usar água de arroz não mudará a velocidade de crescimento e, ao contrário, ainda pode causar alguma alergia”, alerta ainda o diretor médico do Instituto do Cabelo.

Será que a casca da banana combate a caspa?
Será que a casca da banana combate a caspa? (Crédito: Shutterstock)

Outros mitos sobre como cuidar dos fios

Além da crença de que água de arroz faz o cabelo crescer, outros mitos são comuns quando o assunto é cuidar dos fios e resolver problemas capilares. De banana para caspa à babosa para hidratação, a lista é grande!

“Já me perguntaram se casca de banana acaba com a caspa. Ora, a caspa, também chamada de dermatite seborreica, é um processo inflamatório, de ordem genética, agravado pelo frio, estresse e consumo de alguns alimentos. Logo, usar a casca da fruta não é uma indicação clínica”, diz o médico.

Portanto, vale um cuidado especial na hora de usar ingredientes nos fios sem recomendação, viu? Isso inclui, por exemplo, o bicarbonato de sódio. Apesar de ser muito útil nas tarefas domésticas, o pó deve ser mantido longe dos cabelos. De acordo com o tricologista, o produto deixa as cutículas abertas e sensíveis aos elementos externos.

A babosa serve para hidratar os fios, mas requer cuidados antes do uso
A babosa serve para hidratar os fios, mas requer cuidados antes do uso (Crédito: Shutterstock)

Além desses, há ainda a babosa. Também conhecida como aloe-vera, ela integra um grupo de produtos benéficos para as madeixas desde que sejam processados pela indústria farmacêutica. “Se usada in natura, pode causar danos ao couro cabeludo, como alergias e até queimaduras. É preciso ter cuidado com a planta”, adverte o especialista. Ou seja, só vale usá-la no shampoo e condicionador, tá bom?

Fonte: Luciano Barsanti, médico tricologista, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia (SBTri) e Diretor Médico do Instituto do Cabelo.

Mais notícias como essa

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado