Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça receitas com flores que são boas para a pele
Conheça receitas com flores que são boas para a pele - Foto: Shutterstock

Beleza

Aprenda receitas com flores para cuidar da pele

A estação mais florida do ano é a época certa para apostar nas receitas com flores e turbinar a beleza, né?

As receitas caseiras são amigas das mulheres há milênios! Afinal, nem sempre existiu uma prateleira de dermocosméticos a nossa disposição, não é mesmo? Além disso, elas são ótimas para quem busca uma forma mais natural de cuidar da pele. Agora, na primavera, as receitas com flores prometem ser boas apostas!

Segundo o farmacêutico Jamar Tejada, especialista em homeopatia, as plantas têm diversas propriedades medicinais, enquanto as flores possuem muitas substâncias em sua composição, mas somente algumas devem agir em nosso organismo. Ou seja, existem tipos de flor ótimas para tratar a pele.

“Na hora da compra das flores, veja se esse produto foi certificado pela ANVISA, se está dentro das especificações de validade, além das características básicas de integridade da embalagem”, adverte o profissional.

Receitas com flores para a pele

Por isso, que tal apostar nas receitas com flores para cuidar da cútis? A seguir, Jamar ensina a preparar algumas receitinhas especiais e eficientes. Confira!

Calêndula para minimizar rugas

Após lavar em água corrente, macere 20 g das flores de calêndula em 250 ml de óleo de oliva extravirgem durante 20 dias, no escuro e em recipiente de vidro escuro (âmbar). Depois, basta filtrar com pano e espremer. Aplique o óleo para atenuar as rugas à noite e lave bem o rosto pela manhã.

Lavanda com função antisséptica e cicatrizante

Após lavar em água corrente 10g de flores de alfazema, coloque-as em 2 litros de álcool neutro ou de cereais. Deixe em repouso por pelo menos uma semana. Depois desse período, molhe um algodão com a tintura e use como antisséptico e cicatrizante.

Alfazema para aliviar o cansaço

Coloque um punhado de flores frescas de alfazema em 750ml de azeite e deixe macerando por 20 dias, em local longe de luz e umidade. Após esse tempo, filtre em tecido de linho. Para aliviar o cansaço, pingue algumas gotas desse óleo sobre um torrão de açúcar, dissolvendo-o lentamente na boca — você também pode pingar algumas gotas sobre as têmporas e os pulsos.

Camomila para clarear regiões escurecidas

Lave 1 xícara de chá de flores de camomila em água corrente e bata no liquidificador com meio pote de iogurte natural. Deixe em repouso por uma hora. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 40 minutos. Tire com algodão embebido em água.

Rosa branca para esfoliar

Separe as pétalas de três rosas brancas em um recipiente. Adicione 6 colheres de sopa de farelo de aveia, uma colher de sopa de mel e 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem. Misture bem. Por fim, aplique a mistura durante o banho, massageando com suavidade. Você pode usar uma vez por semana.

Receita com rosas brancas pode ser usada para esfoliar a pele
Receita com rosas brancas pode ser usada para esfoliar a pele – Foto: Shutterstock

Rosas e camomila para hidratar

Lave as pétalas de rosas (de, aproximadamente, oito botões) e quatro colheres de sopa de flores de camomila em água corrente. Coloque tudo em um recipiente de vidro e reserve. Adicione duas xícaras de leite no fogo até começar a levantar fervura e despeje sobre as pétalas de rosa. Tampe o recipiente e deixe em repouso por três horas. Em seguida, coe o leite de rosas e camomila em um pano de prato e descarte as pétalas. Conservar em geladeira até a hora de usar.

Fonte: Jamar Tejada, farmacêutico especialista em homeopatia e responsável pela Anjo da Guarda Farmácia.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais