Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Esses hábitos podem estar deixando seus lábios mais ressecados
Esses hábitos podem estar deixando seus lábios mais ressecados - Foto: Shutterstock

Beleza

5 atitudes para evitar quando estamos com os lábios ressecados

No frio, os lábios já costumam ficar mais ressecados, causando rachaduras e feridas; saiba como evitar que o problema piore ainda mais

As baixas temperaturas dos últimos dias favorecem um pequeno problema que incomoda bastante gente: os lábios ressecados. Comum em períodos mais frios, essas fissuras e rachaduras costumam doer bastante. Mas você sabe o porquê?

Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, a razão para o ressecamento da boca no frio é a desidratação. “Há uma diminuição da produção natural das glândulas que lubrificam a região, então a pele fica realmente menos hidratada. Além disso, o clima seco facilita a perda de água transepidermal na região”, afirma.

Ainda que esse problema cause um certo incômodo, existem certas atitudes e hábitos que podem estar piorando a situação. Confira algumas delas a seguir!

Lamber os lábios

Isso mesmo! Lamber os lábios não hidrata a boca, mas deixa ela mais ressecada. “Isso provoca uma diminuição do pH, já que a saliva tem pH mais ácido, e piora ainda mais o ressecamento. Há aquela sensação imediata de que houve um umedecimento da região, mas logo depois acontece a formação de microfissuras, de ardência e vermelhidão local”, afirma a Dra. Paola.

A dermatologista alerta ainda que há a chance de desenvolver “dermatite labial” por conta dessa atitude. “A melhor maneira de tratar os lábios secos é evitar lamber e, em vez disso, aplicar emolientes leves com frequência para fornecer hidratação externa”, orienta a especialista.

Usar água quente para lavar o rosto

Essa é um hábito ruim não só para o rosto, como para os lábios também. Isso porque ele extrai a umidade da boca quando evapora. “A água quente retira os óleos naturais que mantêm os lábios hidratados. E isso também se aplica ao seu tempo no chuveiro, quando a água quente entra em contato com seus lábios. Nesse caso, prefira sempre água morna ou fria”, orienta a dermatologista.

Se expor demais ao sol

“Além das baixas temperaturas, o sol é outro agressor importante. A queimadura causada pelo sol muda a estrutura celular e o lábio pode, com o tempo, ficar mais ressecado, descamativo, com surgimento de fissuras e rachaduras”, explica a especialista. Assim, é importante sempre usar protetor labial com proteção solar, especialmente quando for haver muita exposição direta ao sol.

Utilizar protetores labiais aromatizados

Os protetores labiais com fragrância podem acabar irritando a pele e aumentando o risco de rachaduras. Portanto, o melhor é usar aqueles que não têm adição de cores ou perfumes e possuem FPS e hidratantes adequados.

Aplicar ingredientes que causam irritação

De acordo com a especialista, é necessário analisar quais ingredientes estão sendo aplicados nos lábios. “Eu recomendo evitar o uso excessivo de hidratantes labiais com ácido salicílico, que é um esfoliante que remove as células mortas da pele. O uso muito frequente de ácido salicílico pode causar irritação e ressecar ainda mais os lábios”, alerta. Outros ingredientes para evitar são o mentol ou hortelã-pimenta e o aldeído cinâmico.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez