Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça os inúmeros benefícios que a aloe vera pode trazer para os fios
Conheça os inúmeros benefícios que a aloe vera pode trazer para os fios - Foto: Shutterstock

Beleza

Babosa: conheça os benefícios da aloe vera para os cabelos

Especialista elenca quais nutrientes são importantes para a saúde dos fios; conheça quais são

Não é de hoje que a babosa é referência na terapia capilar, né? Afinal, essa planta medicinal — conhecida também como aloe vera — se tornou sinônimo de saúde dos fios e faz parte da composição de diversos produtos para os cabelos e para a pele.

O produto é natural e rico em água, vitaminas, minerais, aminoácidos e açúcares, itens essenciais para o tratamento do couro cabeludo e para o fortalecimento dos fios. Ademir Carvalho Leite Júnior, que é tricologista, afirma que “os princípios ativos da planta promovem saúde capilar e cada substância tem sua contribuição, direta, durante a terapia”. Ou seja, tem inúmeros benefícios para os fios!

E para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a babosa, o especialista fez uma lista com os nutrientes presentes na planta. São eles os principais responsáveis por manter as madeixas mais saudáveis. Confira quais são!

Vitaminas

Responsáveis pela antioxidação e anti envelhecimento do couro cabeludo. Na aloe vera estão presentes as Vitaminas: E, B1, B2, B3, B6, B9 e C, além da provitamina A e do betacaroteno. Legal, né?

Minerais

Importantes para potencializar os efeitos das vitaminas, os minerais favorecem o crescimento capilar.  Por isso, é possível encontrar na composição da babosa o cálcio, o cobre, o cromo, o ferro, o manganês, o magnésio, o potássio e o sódio.

Aminoácidos

Os aminoácidos são importantes, pois atuam na construção dos tecidos cutâneos e dos fios. Em sua composição, é possível encontrar isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina, cistina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina e prolina.

Açúcares

São imunomoduladores e regeneradores de pele, que atuam diretamente no sistema imunológico, como o acemanano.

Antraquinonas

Com efeito analgésico, anti-inflamatório e antibiótico, elas são encontradas na babosa as seguintes antraquinonas: antraceno, antranol, ácido cinâmico, azeites etéreos, ácido acético, ácido cristófano, barbaloína, isobarbaloina, resistanóis, emodina de aloe e aloína. Já as enzimas saponinas e lignina possuem ação anti sépticas, que proporcionam melhoria na saúde da pele e reduzem o desconforto, no couro cabeludo, que possam ocorrer durante o período da terapia capilar.

Fonte: Dr. Ademir Carvalho Leite, médico e tricologista

Mais notícias como essa

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado