Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra agora se o seu cabelo está poroso ou não
Descubra agora se o seu cabelo está poroso ou não - Foto: Shutterstock

Beleza

Cabelo poroso: saiba o que é e como tratar esse problema

A porosidade capilar é um problema que afeta os mais variados tipos de cabelo; veja como descobrir e tratar

Cabelos opacos, ressecados e frágeis são um problema comum e que exige investigação profissional para o tratamento correto. Mas você sabia que um dos motivos para esse tipo de problema é justamente a porosidade capilar?

Pois é! Cabelos porosos podem acabar prejudicando os fios de várias formas. Por isso, que tal entender melhor sobre essa condição? Veja a seguir o que é a porosidade capilar, como saber se seu cabelo é e qual o tratamento indicado:

O que é?

Segundo a cabeleireira Janny Mota, a porosidade capilar está ligada diretamente à capacidade dos fios de absorverem ou perderem água e nutrientes. “Cabelos porosos têm como características fios quebradiços, ressecados, com má elasticidade e falta de brilho, apresentando bastante frizz”, diz a especialista.

Essa porosidade tem três níveis (baixo, médio e alto) e são eles que vão identificar o tamanho do dano na fibra capilar. As principais causas do cabelo poroso são o uso frequente de fontes de calor, como secador ou chapinha sem a devida proteção UV e procedimentos com química que abrem a cutícula da fibra capilar.

Como descobrir o cabelo poroso?

Janny ensina um truque muito útil para saber se o cabelo está poroso e para isso é necessário apenas um copo d’água. Veja como fazer:

“Pegue um copo transparente e encha metade dele com água filtrada. Coloque um fio de cabelo lá, observando por 10 minutos. Se ele boiar, significa baixa porosidade. Se ficar no meio do copo, média porosidade, que é o mais saudável. E, caso afunde, significa alta porosidade, uma lesão mais profunda”, explica a cabelereira.

Tratamento para porosidade capilar

Quando o cabelo é diagnosticado com alta porosidade, isso significa que os fios já estão muito danificados e ressecados. Nesse sentido, a recomendação é da especialista é de uma boa reconstrução para recuperá-los.

Já se o seu problema for a baixa porosidade, o tratamento indicado é a hidratação, que atua principalmente na fibra capilar a reter e absorver a água. Agora caso seu cabelo esteja com média porosidade, o ideal é apostar na nutrição.

A hidratação é o mais indicado para quem tem o cabelo com baixa porosidade
A hidratação é o mais indicado para quem tem o cabelo com baixa porosidade – Foto: Shutterstock

Ou seja, para manter a realidade de um cabelo poroso bem longe da sua cabeça, o ideal é manter um cronograma capilar com regularidade, mantendo assim a saúde dos fios por bastante tempo.

E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Fonte: Janny Mota, cabelereira.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição