Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Tricologista revela as vitaminas e minerais que garante o fortalecimento e o crescimento saudável dos fios
Ferro e zinco ajudam a fortalecer os fios dos cabelos - Foto: Shutterstock

Beleza

Cabelo quebradiço? Veja 7 nutrientes que ajudam a fortalecer os fios

Tricologista revela as vitaminas e minerais que garante o fortalecimento e o crescimento saudável dos fios

Não é apenas o nosso organismo que precisa de vitaminas e minerais para funcionar corretamente. A saúde capilar também necessita desses componentes para termos fios macios, fortes e sedosos. 

A tricologista Viviane Coutinho, membro docente da Academia Brasileira de Tricologia e CEO do Instituto VIC, explica que ter uma alimentação saudável é a melhor maneira de manter a quantidade de vitaminas que nosso corpo precisa.

“Além de fazer bem ao corpo como um todo, manter uma alimentação regrada ajuda o cabelo porque, mesmo que seja necessário entrar com uma suplementação, esse tratamento não substitui os nutrientes que ingerimos ao nos alimentar”, conta.

Abaixo, a especialista destaca as principais vitaminas e minerais que devem fazer parte da nossa alimentação e contribuem para o fortalecimento dos cabelos. Confira!

Vitamina A

Além de auxiliar no crescimento dos cabelos, também ajuda a manter o couro cabeludo saudável e protegido contra o desenvolvimento de bactérias ruins. Está presente no fígado, couve, abóbora, tomate, gema de ovo, leite integral e seus derivados.

Vitamina B

As vitaminas do complexo B são essenciais para fortalecer os fios. A vitamina B5, por exemplo, ajuda a prevenir a queda de cabelo. Já a B7 auxilia na produção de queratina, que dá firmeza e elasticidade ao cabelo. Está presente no brócolis, peixes, ovos, nozes, amendoim, uvas e melancia.

Vitamina C

Excelente antioxidante, essa vitamina é importante para a produção de colágeno, para a estruturação e para a sustentabilidade dos fios, além de ser eficaz para a proteção da força e do brilho natural. Está presente no suco de laranja, tangerina, mamão papaia, kiwi, castanhas e espinafre.

Vitamina D

A vitamina D combate a queda capilar e auxilia no crescimento e na produção de novos fios, pois estimula os folículos capilares. Está presente em alimentos de origem animal e também através da exposição ao sol.

Vitamina E

Além de seu papel antioxidante, a vitamina E contribui contra os danos de radicais livres, sendo um excelente ativo antienvelhecimento. Está presente nas amêndoas, manga, mamão, tomate seco, azeite de oliva e avelã.

Ferro

O ferro auxilia no transporte de oxigênio, e consequentemente, no crescimento e fortalecimento dos fios. Está presente em carnes vermelhas, frango e peixe, além de vegetais verde escuro como couve, brócolis e espinafre.

Zinco

É um importante aliado na produção de proteínas que ajudam a fortalecer os fios. O zinco também é um dos elementos principais para a renovação celular. Está presente em carnes vermelhas, frango, ostras, amendoim, lentilha e castanha de caju.

Faça um check-up! 

A falta de vitaminas e minerais no organismo pode causar impactos na disposição física e levar a uma série de doenças, inclusive fatais. Por isso, realizar um check-up médico é fundamental para investigar a ausência de nutrientes e evitar problemas graves. 

“O nosso cabelo não é um órgão vital. Ele é um dos últimos a receber os nutrientes. Por isso, é importante ter um bom ‘estoque’, afinal, os fios refletem nossa saúde como um todo”, finaliza Viviane.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Pets

Será que o condomínio tem o poder de impedir que haja cachorros em seus apartamentos? Tire essas e outras dúvidas