Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cabelos cacheados: confira dicas e técnicas para ter cachos perfeitos
Os cabelos cacheados exigem alguns cuidados específicos - Foto: Shutterstock

Beleza

Cabelos cacheados: confira dicas e técnicas para ter cachos perfeitos

Cabeleireira elenca práticas úteis e eficazes para quem precisa de ajuda na finalização dos cabelos cacheados

Só quem tem cabelos cacheados entende a real importância de estar com eles definidos, com volume ideal e finalizado da maneira correta. E, embora a tarefa pareça muito complicada, a cabeleireira Janny Mota garante que, com alguns cuidados diários, é possível ter cachos perfeitos e saudáveis. 

“Tudo na vida é aprendizado e finalizar os cachos também é algo que podemos aprender. Claro que com algumas técnicas e produtos o processo fica mais fácil, mas ter atenção e delicadeza é fundamental”, analisa.  

Então, para ajudar as cacheadas a lidarem melhor com suas madeixas, a especialista separou 8 dicas preciosas para cuidar dos cachos e deixá-los ainda mais bonitos. Confira!

Técnicas para definir os cachos:

Fitagem

A fitagem é uma técnica prática e funcional, muito utilizada pelas cacheadas. Para fazer, basta ir separando o cabelo em pequenas mechas, aplicar um creme de sua preferência e esticar, formando fitas. Depois, deixe os cachos secarem naturalmente.

Plopping

Com os cabelos lavados, tire o excesso de água com uma toalha ou camisa de algodão. Separe ele em mechas e aplique o creme de sua preferência. Estique a toalha ou a camisa em um lugar plano, coloque seu cabelo em cima, enrole as duas laterais do pano, amarre-as e forme uma touca. Espere o cabelo secar para retirar, ou utilize um secador ou difusor. 

Dedoliss

O “dedoliss” é uma técnica que, como o próprio nome já diz, consiste em enrolar o cabelo nos dedos para finalizá-los. Com os fios úmidos, aplique um creme e separe-os em mechas. Vá torcendo-os ao redor do dedo, segure por alguns segundos e solte. Depois, deixe o cabelo secar naturalmente.

Como manter os cachos definidos?

Hidratação sempre

Por conta da curvatura natural dos cachos, que dificulta a passagem dos óleos naturais pelo comprimento dos fios, o cabelo cacheado tem a tendência de ressecar mais facilmente. Por esse motivo, o ideal é caprichar na hidratação para garantir uma definição ainda melhor. 

Proteja os cachos

Além da hidratação, também é importante dormir com touca de cetim e usar uma touca também no banho, para evitar que o vapor e a umidade desmanchem os cachos. 

Pentear os cabelos? Só molhado!

Nunca penteie o cabelo cacheado com ele seco. “Isso quebra qualquer fio, mas no caso dos cacheados, o cuidado precisa ser ainda maior”, alerta Janny. Por isso, molhe o cabelo, retire o excesso de água e penteie-o ainda úmido, com pentes de dentes largos. 

Escolha os produtos certos

Os produtos específicos para os cabelos cacheados são pensados de acordo com as suas especificações. Assim, evite comprar algo diferente do que seu cabelo precisa. “Além disso, busque usar a quantidade ideal, já que menos não vai chegar ao resultado desejado, mas mais vai deixar os fios pesados”, adverte. 

Corte periodicamente

Cortar apenas as pontas dos cabelos cacheados regularmente ajuda a se livrar das pontas duplas e devolver a leveza aos fios. “Um cabelo maltratado dificilmente ficará bem definido e com cachos bonitos”, pontua a cabeleireira.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialista fala sobre as apostas de maquiagem para a estação e como aderir a essas tendências

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional