Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Os cabelos podem ficar mais fragilizados em períodos de alta temperatura
Os cabelos podem ficar mais fragilizados em períodos de alta temperatura - Shutterstock

Beleza

Calor intenso pode danificar o cabelo; aprenda a cuidar dos fios

Hairstylist comenta como o calor pode ser prejudicial para os cabelos e para o couro cabeludo; veja como cuidar

O cabelo precisa de diversos cuidados, desde a limpeza correta até a hidratação, para se manter sempre saudável e com brilho. Mas quando faz muito calor, como no caso de várias regiões do Brasil no momento, essas etapas só aumentam.

“Sem esses cuidados, os fios podem ficar com a raiz oleosa e as pontas ressecadas, além de quebradiços, opacos, com frizz acentuado e até mesmo cheios de caspa, devido ao suor causado pelo calor”, explica a hairstylist Marcella Dias.

Pensando em ajudar quem sente dificuldades em manter os fios bem cuidados em períodos de temperaturas mais altas, a especialista separou algumas dicas necessárias para dar mais atenção às madeixa. Confira quais são a seguir!

Hidrate bem

Vale a pena dar atenção à hidratação, principalmente se você for à praia ou à piscina. Isso porque a combinação de água salgada ou com cloro, sol e suor é inimiga dos fios.

Por isso, a recomendação de Marcella para esse momento é lavar o cabelo com um xampu que possua ativos hidratantes e, após enxaguar, aplicar uma máscara hidratante. Essa medida te ajudará recuperar a umidade perdida.

Aumente os cuidados na praia

A praia é o principal destino procurado por aqueles que buscam se refrescar durante as ondas de calor. Porém, ela exige cuidados diferenciados com os fios.

“É muito importante proteger os cabelos antes de entrar no mar, pois a água salgada resseca os fios com facilidade. Também recomendo enxaguá-los com água doce após o banho de mar e, logo em seguida, passar um creme ou condicionador hidratante, a fim de repor os nutrientes”, orienta a sócia da Mega Studio Be Emotion.

Não se esqueça do couro cabeludo

É comum suar mais no calor! Por sua vez, isso leva a uma maior oleosidade e acúmulo de sujidades no couro cabeludo. Com essa cadeia de problemas, o ideal é lavar o cabelo com uma frequência maior e utilizar os produtos corretos para isso.

“Para evitar que os cabelos fiquem sujos, é preciso lavar de três a quatro vezes por semana. Também é recomendado usar xampus de limpeza profunda pelo menos uma vez ao decorrer das lavagens semanais, mas nunca em todas”, diz a hairstylist.

Além disso, em lugares abertos, como parques, vale usar um boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo do sol.

Use protetor térmico

Você usa protetor solar para proteger a pele dos raios solares? Pois é! Com o cabelo é a mesma coisa, ele também precisa ser protegido. “Antes de sair de casa ou após as lavagens, não se esqueça de aplicar um protetor térmico, sérum, leave-in ou qualquer outro tipo de produto que tenha proteção UV na composição. Dessa forma, os cabelos ficam hidratados e protegidos, evitando danos futuros”, diz Marcella.

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos