Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A ideia de que chocolate causa acne pode não ser um completo mito, mas também não é 100% verdade
A ideia de que chocolate causa acne pode não ser um completo mito, mas também não é 100% verdade - Foto: Shutterstock

Beleza

Chocolate causa acne? Médica explica se isso é verdade ou mito

A acne preocupa muito quem ama um bom chocolate, especialmente na Páscoa; entenda se essa preocupação faz sentido

Chegamos a semana de Páscoa e o que não falta neste período é chocolate! Mas para quem é preocupado com skincare, esse é o momento perfeito para se perguntar se chocolate causa acne, não é mesmo? Pois é. Apesar de a frase fazer parte do imaginário de brasileiros, a verdade é que isso depende muito.

Ainda que o chocolate não seja o responsável pelo aumento da acne, a gordura e o açúcar presentes em algumas de suas versões podem causar, o que aumenta a oleosidade da pele, segundo a Dra. Fernanda Nichelle, que atua na área da estética.

Mas não é preciso se desesperar! Sabemos que é quase impossível resistir aos chocolates, especialmente nesta época, então conversamos com a Dra. Fernanda e trouxemos algumas dicas para comer essas delícias sem atacar a acne.

Segundo a especialista, a dica de ouro é saber quais chocolates consumir para não causar problemas na pele. “Sugiro que sejam consumidos os chocolates com maior teor de cacau, que é um excelente antioxidante”, orienta. Por isso, chocolates 50% ou 70% cacau, são ótimas opções para se deliciar na Páscoa. Maneirar um pouco na quantidade dessa guloseima, evitando os exageros, também é importante.

Além disso, a profissional ainda explica que existem outros cuidados com a pele que podem ser tomados no dia a dia para evitar a oleosidade. Higienizar a pele da forma adequada e não consumir muitos produtos oleosos são as indicações da Dra. Fernanda Nichelle nesse sentido.

Ih, exagerei! E agora?

O melhor é sempre tentar não exagerar no chocolate, seja na Páscoa ou em qualquer outro período. Porém, se isso acontecer, a médica também traz uma dica para tentar barrar ou diminuir o aparecimento da acne. “Sugiro um ‘detox’ alimentar orientado por um nutricionista e aliado à limpeza adequada da pele e à diminuição do uso de produtos comedogênicos”, orienta ela.

Não é só o chocolate

Por fim, vale lembrar que não é apenas o chocolate que é o “vilão” da pele. De acordo com a Dra. Fernanda, todos os alimentos com muita gordura, açúcares e derivados de vitamina B podem causar ou agravar quadros de pele acneica.

Assim, de nada adianta maneirar no chocolate ou até cortá-lo da dieta, mas exagerar em vários outros alimentos que contêm essas substâncias. O melhor mesmo é ter uma alimentação balanceada sempre.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Moda

As passarelas já têm mostrado quais calçados devem fazer sucesso no inverno; descubra e já prepare seu guarda-roupas para a estação