Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica os cuidados necessários com a pele durante a gravidez para prevenir problemas como acne e manchas
Veja rotina de cuidados com a pele durante a gravidez - Foto: Shutterstock

Beleza

Pele na gestação: conheça os principais cuidados

Especialista explica os cuidados necessários com a pele durante a gravidez para prevenir problemas como acne e manchas

Além do aparecimento de manchas na pele, mudanças hormonais e físicas são naturais durante o período da gestação. Contudo, essas queixas podem ser controladas e reduzidas se adequar uma nova rotina de tratamento e skincare desde o início da gravidez.

“Pela grande importância da vida que está sendo gerada, as grávidas precisam, sobretudo, evitar algumas substâncias. Só prescrevemos no skincare e no tratamento contínuo, procedimentos que são comprovadamente recomendados”, comenta a dermatologista Dra. Apolonia Sales. 

Durante a gestação, é comum o aparecimento de acnes e manchas, principalmente para as mães que têm tendência a melasma. Para prevenir esses problemas, além da prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, é indicado trocar os produtos de uso contínuo, como o sérum com ácido glicólico, por exemplo, para produtos que contam com o ácido azelaico – substância eficaz contra a acne que é recomendável para gestantes.  

“Em casos de acnes, nunca utilizamos retinóides e seus derivados como a tretinoína que, agora, está super em alta. Eles são prejudiciais para mulheres grávidas. Já nos casos de surgimento de manchas, nunca usamos hidroquinona. Para o clareamento, utilizamos a vitamina C e a niacinamida. Até mesmo os sabonetes para lavar o rosto não podem conter ácido salicílico e os hidratantes não podem conter ureia.”, acrescenta.  

Cuidados com a pele na gestação

A proteção, nesta fase, também é redobrada, principalmente em situações de exposição ao sol durante as altas temperaturas. Neste caso, o indicado é utilizar produtos de minerais com óxido de zinco ou dióxido de titânio em vez de protetores químicos. O desodorante também desempenha um papel importante durante a gestação, mas não podem ter cloreto de alumínio. O ideal são desodorantes com substâncias naturais ou veganas. 

Não somente a pele preocupa as mulheres gestantes, já que outros procedimentos simples do dia a dia merecem a atenção, como fazer regularmente as unhas na manicure. Para isso, a dermatologista é categórica: “Sempre indico retirar o esmalte com removedor ao invés da acetona. Também aconselho evitar retirar a cutícula, já que na gravidez existe uma propensão maior a infecção e a cicatrização pode ser alterada”, diz. 

Em relação aos procedimentos estéticos, alguns são liberados, porém cabe a cada especialista indicar o mais viável para as suas pacientes, considerando a necessidade de cada gestante. No caso de peelings, por exemplo, o de cristal e de diamante são os mais seguros. Já os preenchedores, bioestimuladores, lasers e escleroterapia são indicados apenas após o período do parto.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date

Estilo de Vida

Está em busca de um amor para chamar de seu? Siga essas simpatias com batatas para conseguir o seu objetivo

Receitas

Existem alguns ingredientes e truques que podem deixar o seu vinagrete ainda mais delicioso; veja como fazer da forma correta