Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A chegada do outono exige atenção especial com a pele
A chegada do outono exige atenção especial com a pele - Foto: Shutterstock

Beleza

Cuidados com a pele: veja dicas para mantê-la saudável no outono

Saiba como manter a hidratação e prevenir o ressecamento causado pela mudança brusca no clima com a chegada da estação

A chegada do outono traz consigo uma série de cuidados com a saúde, especialmente da região da pele. Isso porque ela fica mais suscetível ao ressecamento e também ao agravamento de doenças pré-existentes, como a dermatite atópica.

“A pele sofre os impactos das diferenças bruscas no clima, como deve acontecer entre as estações. Os cuidados no outono precisam ser direcionados especialmente à hidratação, para tentar manter ao máximo a saúde da pele e minimizar os danos”, alerta o dermatologista Dário Rosa. 

Para evitar que situações assim aconteçam, o profissional recomenda intensificar a rotina de skincare ao longo de todo o outono. Além disso, existem outros cuidados que devem ser adotados nos dias que sucedem o verão. Abaixo, o especialista faz alguns alertas:

1. Não tome banhos quentes

Banhos quentes e demorados favorecem a perda de água da pele e a retirada dos óleos naturais, deixando-a mais ressecada. 

2. Evite usar buchas 

As buchas agridem a pele e retiram ainda mais os fatores naturais que ajudam a mantê-la hidratada. 

3. Prefira sabonetes neutros

O uso de sabonetes neutros ou suaves, tanto no corpo quanto no rosto, ajudam a preservar a oleosidade natural da pele. 

4. Hidrate a pele

Utilize hidratantes corporais logo após o banho e com a pele ainda úmida. Isso vai potencializar o poder do cosmético.

5. Aposte em óleos corporais

Se preferir, aposte nos óleos corporais. Eles formam uma barreira protetora contra a perda de água da pele no chuveiro. Produtos com manteiga de karité, ureia e óleo de amêndoas podem ajudar bastante.

6. Use protetor labial

A mudança no clima no outono pode rachar e ressacar os lábios. Sendo assim, inclua protetores labiais na sua rotina: opte pelos produtos com vitamina C, que ajudam a recuperar a luminosidade e a firmeza da pele. 

7. Atenção ao cardápio

Ter uma alimentação saudável também contribui para a beleza da pele, uma vez que frutas, legumes e verduras fornecem os nutrientes necessários para a saúde. 

Outros cuidados importantes

O uso do filtro solar também é fundamental para ter uma pele saudável durante o outono, destaca a dermatologista Anelise Dutra. “Mesmo nos dias frios e nublados, não podemos esquecer de usar o protetor. Faça chuva, ou faça sol, não dá para sair de casa sem proteção”, pontua a médica, que reforça a necessidade de reaplicar o produto a cada duas horas.

Outro cuidado, de acordo com a médica, é procurar um profissional para saber as próprias necessidades. “Cada paciente tem que ser analisado de forma única, por isso é importante consultar o seu dermatologista para saber mais detalhes de como cuidar da sua pele especificamente, não só durante o outono, como durante o resto do ano”, conclui.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Finanças e Empreendedorismo

Ensinar educação financeira para crianças é um passo fundamental para prepará-las para a vida adulta

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres