Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como não errar no tratamento para acne
Saiba como não errar no tratamento para acne - Shutterstock

Beleza

Dermatologista alerta sobre 5 erros ao tratar a acne

Muitas pessoas tentam sumir com a acne e não conseguem justamente porque estão cometendo erros sem saber no tratamento

A acne é um problema que, especialmente quando em excesso, precisa de tratamentos especializados. Isso pode ser feito por meio de medicamentos tópicos ou orais, dependendo da sua gravidade e de suas características específicas, sempre com acompanhamento de um profissional.

Esse tratamento para a acne é muito importante, já que não é apenas uma questão estética. Pessoas com excesso desse problema podem desenvolver uma piora na autoestima e até depressão.

Considerando isso, fica claro que é essencial tratar a acne corretamente e evitar erros que possam atrapalhar o tratamento. A seguir, veja 5 dos principais erros dos quais você deve fugir nesse sentido, segundo a dermatologista Fabiola Bordin:

Tratar acne apenas com cosméticos

Os cosméticos podem ser ótimos para a pele, ajudando no controle da oleosidade e melhorando a textura e a qualidade da pele. E sim, isso também pode auxiliar na luta contra a acne – todavia, esses produtos não devem substituir os medicamentos tópicos ou orais recomendados por um dermatologista.

“Ajustamos o uso de acordo com a gravidade do caso. Em algumas situações, como na acne da mulher adulta, pode ser muito necessário usar medicamentos orais”, explica Fabiola.

Usar produtos que ressecam a pele

Normalmente, quem tem acne tem mais oleosidade e, por isso, faz uso de sabonetes e cremes para controlar o brilho da pele. Mas o uso exagerado desses produtos adstringentes retira a hidratação natural da pele, que pode ficar mais sensível e inflamada. Isso piora a própria acne e dificulta o clareamento das manchas residuais.

Não cuidar da alimentação

Além dos tratamentos com medicamentos e cosméticos, a alimentação também é essencial para controlar a acne. “Ela não precisa ser restritiva. Mas se deve evitar o excesso de doces e aumentar a ingesta de frutas e verduras, por exemplo”, explica a especialista.

Usar o tratamento apenas sobre a acne e não na face toda

Existem produtos secativos específicos para usar sobre a acne. Entretanto, o tratamento tópico deve ser aplicado na face toda, pois os medicamentos servem para evitar a acne de aparecer. Se você usar apenas pontualmente, não vai evitar o surgimento de novas lesões.

Achar que ter acne é normal e não tratar

A acne é algo bem frequente nas pessoas, especialmente nos jovens. Contudo, isso não quer dizer que não deva ser tratada. Afinal, como já mencionado, ela pode até trazer uma maior propensão a desenvolver depressão ou outros transtornos.

Isso sem contar que, se você não fizer nada, podem surgir manchas ou cicatrizes bem mais difíceis de tratar.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Pets

Médica-veterinária revela maneiras de reduzir o impacto do barulho dos fogos de artifício nos pets durante as celebrações juninas

Saúde

O TikTok está cheio de vídeos de pessoas recomendando receitas de água saborizada; mas será que ela faz bem mesmo?