Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda a forma correta de cuidar da pele oleosa no verão
Aprenda a forma correta de cuidar da pele oleosa no verão - Foto: Shutterstock

Beleza

5 dicas para controlar o brilho excessivo em pele oleosa

Saiba o que causa a produção de oleosidade e quais são os cuidados necessários para evitar que a pele fique ainda mais oleosa no verão

A chegada do verão exige uma rotina de cuidados especiais com a pele, sobretudo para quem convive com pele oleosa. Isso porque o clima quente e úmido da estação intensifica o brilho excessivo, o que, além de impactar a autoestima, também pode ocasionar o surgimento de cravos e espinhas

“A pele oleosa possui alta produção de sebo e esse aspecto pode se agravar no verão, pois a radiação solar UV inflama e aumenta a glândula sebácea, resultando em mais oleosidade. Isso deixa a pele da face com a superfície excessivamente brilhante”, explica o farmacêutico especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo.

Felizmente, o brilho excessivo da pele tem tratamento e pode ser controlado de diversas formas. Abaixo, você confere as 5 principais dicas destacadas pelo especialista:

Lave bem o rosto

A etapa da limpeza do rosto é um passo fundamental na rotina skincare. Além de contribuir com o controle do brilho e da oleosidade, ela também prepara a pele para a aplicação de outros produtos que também auxiliam na saúde da pele. 

No entanto, é importante lembrar que o excesso de lavagem pode gerar um efeito rebote, ou seja, aumentar a produção de sebo. Sendo assim, evite lavar o rosto com muita frequência. 

Evite se expor muito ao sol

Como a radiação solar aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a exposição excessiva ao sol tende a agravar o brilho e a oleosidade da pele. Por isso, se for possível, evite expor o rosto ao sol por longos períodos, principalmente no horário de forte incidência dos raios solares.

Utilize o protetor solar

Outra recomendação para controlar a oleosidade e, assim, diminuir a aparência brilhosa da pele, é usar um protetor solar produzido especificamente para a pele oleosa.

“O uso diário de proteção solar, além de prevenir e controlar o acúmulo excessivo de oleosidade e surgimento de acne, também traz diversos outros benefícios, como prevenção contra o envelhecimento precoce, tratamento e clareamento de manchas da pele, hidratação, além da prevenção contra o câncer de pele”, ressalta Pupo, que também é CEO da ADA TINA.

Use os produtos certos

Além do protetor solar, existe também uma ampla gama de produtos feitos especialmente para a pele com oleosidade, que vão desde séruns antioleosidade até géis de limpeza, com o objetivo de hidratar, matificar e eliminar o brilho excessivo. Sendo assim, invista!

Alimente-se bem

Uma dieta baseada em açúcares, gorduras, frituras e alimentos industrializados aumenta a oleosidade da pele, deixando-a suscetível ao brilho em excesso. Por isso, o especialista recomenda beber bastante água e investir em alimentos ricos em vitaminas e minerais, tais como frutas, legumes, verduras e grãos.

“Todos estes alimentos contribuem para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo, que se reflete na qualidade da pele”, conclui o farmacêutico. 

E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto