Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento estético para melhorar a aparência dos lábios
Preenchimento labial dá volume e contorno os lábios - Foto: Shutterstock

Beleza

Preenchimento labial: como funciona, riscos e benefícios

Dermatologista esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento estético para melhorar a aparência dos lábios

O preenchimento labial é um procedimento muito procurado nas clínicas de estética. A onda de aumentar o volume dos lábios se deu em meados dos anos 2000 e segue até hoje em alta. Atualmente, muito se fala do preenchimento labial e como ele é capaz de elevar a autoestima.

São vários os motivos que levam à busca por procedimentos para dar um up nos lábios, entre eles podemos listar o desejo de ter uma boca maior e mais preenchida, a vontade de melhorar a harmonia do rosto como um todo e o envelhecimento natural da região. 

“A boca é uma importante ferramenta de expressão corporal. Lábios finos passam a informação de seriedade enquanto lábios volumosos podem ser vistos como símbolo de sensualidade. A autoestima está ligada diretamente à beleza que aquele lábio proporcionará naquele rosto”, comenta o dermatologista Ivan Rollemberg, parceiro da marca de cosméticos Ilikia. 

Como o preenchimento labial é feito?

O preenchimento labial é um procedimento de rápida realização, reversibilidade e alto grau de satisfação. “Quando feito sob anestesia o procedimento é praticamente indolor, é de suma importância realizarmos bloqueios nervosos na região do lábio para controle da dor”, afirma o especialista. 

De acordo com Ivan, é normal sentir pressão ou movimentação da cânula durante o procedimento. Porém, a escolha do tipo de preenchimento labial ideal deve ser feita em conjunto com o médico ou cirurgião plástico. O profissional irá avaliar as necessidades do paciente e recomendar o material preenchedor mais adequado.

“Cada preenchedor tem sua característica físico-química própria, sendo alguns mais moldáveis do que outros. Devemos ter em mente o objetivo que queremos chegar. Se for hidratação, por exemplo, usamos preenchedores mais fluídos. No caso de volumização, o ideal é utilizar preenchedores mais firmes”, explica. 

Cuidados necessários

Para aproveitar os benefícios do preenchimento labial, é importante adotar cuidados específicos antes e após o procedimento. “Primeiro devemos investigar a real necessidade e objetivos do paciente em conjunto com uma análise facial global. Segundo, é importante excluir infecções ativas, como herpes simples. Por último, devemos avaliar se há a necessidade de remodelamento nos casos de lábios pré-preenchidos para não causarmos o efeito de “bico de pato” pelo excesso de volume.

Para manter resultados duradouros, é preciso escolher produtos com perfil de segurança e longevidade no mercado. A duração do preenchedor relaciona-se ao grau de adesão (cross-linking) entre as partículas de ácido hialurônico. É importante trabalhar com produtos que contenham o cross-linking adequado. Além disso, deve-se evitar massagear o local para não haver migração ou degradação do produto.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting