Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A ingestão de alimentos pró-inflamatórios podem acelerar o envelhecimento da pele
A ingestão de alimentos pró-inflamatórios podem acelerar o envelhecimento da pele - Foto: Shutterstock

Beleza

Envelhecimento da pele: veja alimentos que colaboram ou diminuem processo

A alimentação, quando equilibrada, é capaz de combater o envelhecimento da pele, mas alguns excessos podem acelerar esse processo; saiba mais

Uma rotina de skincare correta pode ajudar a prevenir o envelhecimento da pele, mas você sabia que a alimentação também influencia nesse processo? Essa influência, segundo o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, está ligada a três processos: oxidação — maior produção de radicais livres —, inflamação e glicação — endurecimento das fibras de colágeno por excesso de açúcares na dieta —, que acentuam o aparecimento de rugas, flacidez e manchas. 

Mas calma, pois nem tudo está perdido! Do mesmo jeito que alguns alimentos podem acelerar o envelhecimento da pele, outros ajudam a tratar esse quadro. Até porque, com uma alimentação equilibrada, é possível, sim, conquistar uma pele bonita e saudável, viu? Abaixo, o dermatologista explica tudo sobre esses três processos e como usar a alimentação a favor da sua pele:

Oxidação 

Um dos mais importantes mecanismos do processo de envelhecimento é o estresse oxidativo. “Nosso organismo está acostumado a lidar com radicais livres, mas quando há uma produção exagerada deles o nosso sistema antioxidante natural não é capaz de combater. Como resultado, sofremos com alterações nas funções das células, até mesmo no DNA celular, e isso culmina no envelhecimento precoce, com aparecimento de manchas, rugas e flacidez – pela perda de função das proteínas de sustentação”, explica o Dr. Daniel.

O alto consumo de carboidratos que favorece o estresse oxidativo
O alto consumo de carboidratos que favorece o estresse oxidativo – Foto: Shutterstock

A oxidação é um processo influenciado pela exposição solar desprotegida, mas o tabagismo, o álcool, a poluição e, também, a dieta têm forte influência nisso. Alimentos de alto índice glicêmico, como carboidratos, farinhas e açúcares, por exemplo, são rapidamente digeridos pelo organismo e transformados em glicose no sangue, provocando assim um pico de glicemia.

“Para reequilibrar esse alto nível de glicose no sangue, o organismo aumenta a produção de moléculas que podem se transformar em radicais livres. Se o consumo excessivo de carboidratos é constante na alimentação, ocorre um processo denominado como estresse oxidativo, que desencadeia mais problemas, ao ativar diversas vias inflamatórias no organismo e contribuir para a inflamação crônica”, explica o dermatologista. Ou seja, o primeiro processo está diretamente ligado ao segundo.

Inflamação 

Naturalmente, nosso organismo utiliza-se da inflamação para se proteger. Mas quando há estresse oxidativo no organismo, esse processo se intensifica e o perfil inflamatório no organismo aumenta. Porém também existem alimentos que contribuem para esse aumento da inflamação, principalmente aqueles ricos em gorduras trans, frituras de imersão e carboidratos de alto índice glicêmico.

“As vias inflamatórias são ativadas e podem desencadear diversos problemas de pele, desde irritação, vermelhidão até fraqueza da função de barreira, aumentando a suscetibilidade para o aparecimento de rugas. A inflamação constante por meio da dieta também está ligada a danos teciduais que estão envolvidos no surgimento de rugas, flacidez, manchas e linhas de expressão”, explica o médico.

Glicação 

Como se não bastasse, o alto consumo de carboidratos que favorece o estresse oxidativo também faz com que as moléculas de açúcar reajam com as proteínas de sustentação do organismo, principalmente o colágeno, gerando o chamado AGEs — produtos finais da glicação avançada — em um processo conhecido como glicação. 

A falta de colágeno provoca a flacidez da pele
A falta de colágeno provoca a flacidez da pele – Foto: Shutterstock

“Na glicação, as moléculas de glicose se unem às proteínas de elastina e colágeno, responsáveis pela firmeza da pele. Com isso, elas ficam endurecidas e se quebram, o que aumenta o processo de envelhecimento da pele e a flacidez”, explica o Dr. Daniel. “Nesse caso da glicação, é como se o açúcar endurecesse o colágeno, fazendo com que ele perca sua capacidade de sustentação e mobilidade”, conta.

Alimentos que combatem o envelhecimento da pele

Para combater a oxidação, o dermatologista indica alimentos ricos em vitamina C e E, além de oligoelementos, selênio, zinco, carotenoides e polifenóis como resveratrol, que possuem capacidade antioxidante.

“Porém, ainda que nutrientes isolados sirvam como antioxidantes, o ideal é investir em alimentos que sejam ricos em uma grande variedade dessas substâncias. Um alimento sozinho não surtirá efeito”, explica. “Os temperos e ervas também podem ser usados, pois são ricos em antioxidantes. Além disso, frutas vermelhas e vegetais de todas as cores, no geral, também figuram entre alimentos que contêm antioxidantes em quantidades médias e altas”, afirma.

Frutas e verduras contribuem com uma pele saudável
Frutas e verduras contribuem com uma pele saudável – Foto: Shutterstock

Outros alimentos que ajudam a combater o envelhecimento da pele

Já para combater a inflamação, consuma alimentos como a cúrcuma, chá verde, chá preto, gengibre, alho e cebola. “Nutrientes como fibras, magnésio, vitamina D e Ômega-3 também já foram destacados em estudos devido a seus efeitos anti-inflamatórios. É possível acrescentar nessa lista também os alimentos e suplementos pré e probióticos, que melhoram o perfil inflamatório do organismo como um todo, por meio da manutenção da flora intestinal”, diz o médico.

Além disso, também é possível combater a glicação: “As fibras são essenciais, além do consumo proteico adequado. Ambos conseguem controlar a velocidade dos picos de açúcar no sangue. Limitar os açúcares traz um efeito altamente benéfico”, diz o médico. Segundo ele, produtos integrais, leguminosas, frutas e verduras fazem parte da estratégia que vai limitar a hiperglicemia. “Alimentos como canela, alho, erva mate, tomate, gengibre, cominho, pimenta do reino e chá-verde possuem propriedades anti glicantes, sendo assim ideais para combater os processos bioquímicos de glicação”, destaca. 

Assim, se você deseja um envelhecimento saudável da pele, o ideal é apostar em uma dieta que incorpore essas três estratégias, combatendo esses processos que estão extremamente interligados. Contudo, o Dr. Daniel ressalta a importância da avaliação dermatológica. Afinal, somente um especialista poderá prescrever suplementos e tratamentos de acordo com a sua necessidade. 

E aí, curtiu o assunto? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo!

Fonte: Dr. Daniel Cassiano, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e cofundador da clínica GRU Saúde.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Os benefícios da beterraba para a saúde são vários; descubra alguns deles e como consumir esse alimento da melhor forma

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres

Saúde

De acordo com estudos recentes, apenas 4% a 9% das mulheres negras recebem diagnóstico de endometriose