Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
5 erros de maquiagem que fazem mal a sua pele
A maquiagem deve ser removida após o uso - Foto: Shutterstock

Beleza

5 erros de maquiagem que fazem mal a sua pele

Saiba quais erros de maquiagem podem danificar a saúde da sua pele e interferir no resultado final da sua make

Quem nunca comprou uma base e percebeu que era o tom errado? Ou investiu em um primer e hidratante facial e na hora de usar não sabia qual era a ordem correta de aplicação? Esses e vários outros erros podem prejudicar a saúde da sua pele e interferir no resultado da sua maquiagem.

Para auxiliar quem não abre mão de uma make no seu dia a dia a escolher e aplicar os itens de uma forma mais assertiva, Fernanda Gonçalves, maquiadora e expert da Sumirê, listou os cinco principais erros de maquiagem para você não cometê-los nunca mais.

1. Não preparar a pele

De acordo com a especialista, o segredo de qualquer maquiagem incrível é uma pele bem preparada. Para isso, é preciso saber identificar o seu tipo de pele para não adquirir os produtos incorretos ou utilizá-los de forma inadequada na preparação. 

“Para não comprometer a beleza e durabilidade da maquiagem, é necessário também seguir a ordem correta na aplicação dos produtos. Devemos começar com o protetor solar, seguido pelo primer, base e corretivo, para dar sequência na maquiagem,” afirma Fernanda.

2. Usar o tom de base ou corretivo incorreto

Escolher tom de base e corretivo é uma tarefa que requer prática e paciência para identificar o tom ideal de nossa pele. Para essa missão, a especialista conta que é preciso observar bem a cor da pele na luz natural, pois as luzes artificiais podem alterar a percepção da cor.  

“Após esse exercício de observação, a recomendação é testar o produto na pele, espalhar e observar se a base vai ‘sumir’, se igualando ao tom da pele. Se isso acontecer, é o tom ideal”, afirma. Com a base escolhida, o corretivo pode acompanhar o tom da base ou ser um tom abaixo, para criar efeito de iluminação.

3. Exagerar no blush/iluminador

O blush e iluminador, geralmente, são utilizados para dar um destaque na produção e causar o efeito ‘saudável’. Mas, quando usados em excesso, podem empobrecer o visual. “Para esse efeito saudável é bom focar o blush nas maçãs do rosto. Recomendo tons avermelhados, rosados e pêssegos”, pontua a especialista. 

Já no caso do iluminador, o modo de usar depende da ocasião. “Para ser usado pela manhã, é melhor que o iluminador não tenha muitas partículas de brilho, opte por um iluminador cremoso. Misture com um blush cremoso, o efeito fica bonito e mais discreto. Já em eventos e festas durante a noite, podemos ousar um pouco mais no brilho”, explica.

4. Usar batom matte em lábios ressecados

Queridinho pela secagem rápida, o batom matte pode causar um efeito craquelado, caso os lábios estejam ressecados. “Lábios ressecados não combinam com batom matte. Para quem tem essa tendência, o batom tradicional ou até mesmo os hidratantes com cor, são as melhores opções”, pontua a expert.

Mas para quem deseja utilizar o item, a maquiadora recomenda o uso de hidratante antes da aplicação. “Assim como devemos preparar a pele para receber a maquiagem, também precisamos preparar os lábios. Então é necessário passar um hidratante labial e, após a absorção total do produto, aplicar o batom”, recomenda.

5. Não remover a maquiagem adequadamente

Quando o assunto é maquiagem, os erros não se limitam a preparação e aplicação dos produtos. Conforme a especialista, um erro muito cometido por grande parte das pessoas é não limpar a pele corretamente após a utilização.

“Muitas pessoas acreditam que o uso da maquiagem prejudica a pele e não é verdade. Não remover a maquiagem adequadamente é o que prejudica de fato a saúde da pele”, esclarece. Por isso, é preciso removê-la completamente depois do uso. 

Para isso, Fernanda recomenda a utilização de óleos demaquilantes ou demaquilantes bifásicos para retirar a maquiagem da pele. Depois, basta lavar bem o rosto com um sabonete facial indicado para o seu tipo de pele.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde

Receitas

Pode deixar de comer pão murcho! Com essas dicas e truques, o alimento vai voltar a ficar delicioso