Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja quais cuidados com a pele adotar antes e depois dos treinos
Veja quais cuidados com a pele adotar antes e depois dos treinos - Foto: Shutterstock

Beleza

5 etapas de pré e pós-treino para manter a pele sempre bonita

Apesar de a rotina de atividades físicas fazer bem para a pele, é necessário tomar cuidados para combater o envelhecimento e outros problemas

Que a atividade física faz bem para o corpo e para a mente, todo mundo já sabe. Mas você sabia que um desses benefícios pode ser observado a partir da nossa pele? Isso mesmo! Os exercícios deixam a cútis muito mais bonita e saudável.

“A prática de atividade física aumenta a circulação, melhora a oxigenação e a nutrição das células. Se além disso a pessoa se habitua a uma rotina de cuidados no pré e no pós-treino, os resultados podem ser ainda melhores”, explica Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora comercial da HTM Eletrônica.

Por outro lado, a falta de cuidados pode causar problemas como o envelhecimento precoce, que deixam a pele opaca e marcada. Nesse sentido, além de se exercitar, vale a pena também caprichar em rotinas antes e após os treinos. Confira quais cuidados tomar para manter uma pele sempre deslumbrante segundo especialista.

1. Não treine de maquiagem e cabelo solto

Ser vaidosa e querer estar sempre bonita pode ser sua prioridade em diversos ambientes, mas não na academia. Portanto, remova toda a maquiagem antes de ir treinar, tudo bem? Elas podem bloquear os poros e glândulas sudoríparas, dificultando a respiração da pele. Abaixo, Renata explica cuidados importantes.

“Depois de lavar todo o rosto, é hora de aplicar seu hidratante favorito e não se esquecer do protetor solar. Além disso, não é recomendado treinar com os cabelos soltos, mesmo que eles sejam curtos. É importante prendê-los, para que produtos capilares não se misturem com o suor. Isso poderia obstruir os poros e causar as indesejáveis espinhas na testa”, comenta a especialista.

2. Higienize os aparelhos e não leve a mão ao rosto

Ao utilizar equipamentos da academia, é importante higienizá-los. E se possível faça isso com sua própria toalha ou com papel disponibilizado pelo estabelecimento. Essa é uma maneira de diminuir as chances de uma contaminação por fungos, micoses e outro problemas que podem afetar a pele.

Além disso, o recomendado é não tocar o rosto durante o treino. “As mãos sujas podem carregar uma infecção bacteriana. Mantenha-as longe do rosto enquanto se exercita”, orienta a especialista.

3. Lave o rosto após o treino

Assim que terminar sua atividade física e chegar em casa, higienize o rosto. Isso porque, relaxar com o rosto suado pode causar a prisão de bactérias na pele. Então pra se livrar de todo resquício de sujeira, óleo e suor, limpe o rosto com um sabonete, de preferência, um que seja ideal para seu tipo de pele.

4. Troque de roupa

Essa é uma etapa importante pois o corpo tende a suar após o treino, liberando toxinas que podem obstruir poros e levar a erupções cutâneas, como a acne e a foliculite. Aí não dá, né! Por isso, livre-se das roupas molhadas. Caso contrário, as peças se tornarão um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

5. Esfolie a pele

A esfoliação é essencial para deixar a pele em dia, especialmente porque muitas regiões do corpo passam boa parte do treino abafadas e em atrito com as roupas, favorecendo a foliculite e o ressecamento. Esse processo elimina impurezas e células mortas da superfície, trazendo de volta uma textura macia.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Se você é iniciante na arte de pintar as unhas em casa, algumas dicas podem tornar essa tarefa muito mais simples

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto