Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Lavar os cabelos corretamente ajuda a mantê-los bonitos e saudáveis
Lavar os cabelos corretamente ajuda a mantê-los bonitos e saudáveis - Foto: Shutterstock

Beleza

Fios saudáveis: 7 passos para lavar os cabelos corretamente

Especialista revela como aproveitar ao máximo os benefícios dos seus produtos favoritos e lavar os cabelos sem prejudicar a saúde capilar

Cuidar dos cabelos envolve muitas etapas, e a lavagem é um dos passos mais importantes para mantê-los sempre bonitos e saudáveis. No entanto, ainda que lavar os cabelos seja uma atividade cotidiana, o processo não é tão simples assim.

Ou seja, não basta aplicar o shampoo, enxaguar, usar o condicionador e, por fim, enxaguar novamente. Antes, é preciso se atentar a alguns detalhes que podem influenciar na aparência e na saúde dos fios

Por esta razão, a especialista de produtos para cuidado com os cabelos, Thuany Oliveira, separou o passo a passo para você acertar na limpeza dos cabelos e fazer um ritual de beleza completo em casa! Confira:

Atenção na temperatura da água!

Segundo a especialista, os fios respondem melhor à água fria. “As temperaturas muito quentes desidratam e retiram os nutrientes dos fios, porém, sabemos que banhos frios costumam não ser muito agradáveis”, revela. 

Por isso, ela orienta utilizar água morna para lavar os cabelos, e fazer o último enxágue com água fria, já que as temperaturas baixas ajudam a fechar as cutículas dos fios, evitando que eles fiquem com aspecto ressecado.

Escolha o produto conforme o seu tipo de fio

Cada tipo de cabelo exige cuidados específicos. Atualmente, o mercado oferece produtos para atender todas as necessidades, desde os fios crespos e cacheados, até os mistos ou quimicamente tratados. Assim, utilize sempre produtos de uma mesma linha, afinal, eles foram criados para agir em conjunto e, usados dessa forma, têm seu resultado potencializado.

A temperatura da água interfere na saúde dos cabelos
A temperatura da água interfere na saúde dos cabelos – Foto: Shutterstock

A quantidade certa do shampoo

De acordo com a profissional, a quantidade de shampoo importa e muito na hora da limpeza, já que o excesso de espuma pode causar o embaraço ou desidratação dos fios. Portanto, ela recomenda aplicar uma quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de 25 centavos ao lavar os cabelos. 

Massageie o couro cabeludo

Primeiramente, coloque o shampoo nas mãos, leve-o aos cabelos — na parte superior da cabeça — e com massagens circulares espalhe-o pelas madeixas. Utilize as pontas dos dedos, evite friccionar um fio no outro, não faça muita pressão nas mãos e, para evitar ferir couro cabeludo, não use as unhas.

Enxágue com calma

Nada de ter pressa na hora de retirar o shampoo! Ficar com resíduos de produtos nos fios é um dos piores erros, sem contar que dá um aspecto sujo e oleoso. Sendo assim, deixe a água escorrer pelos cabelos com calma até que ela saia transparente e sem resquício do produto.

Condicionador ou máscara?

O condicionador é responsável por selar as cutículas capilares, promovendo maciez e brilho. Com isso, evita que o fio perca seus nutrientes e resseque. Além disso, ele possui ativos valiosos que, ao penetrar no cabelo, promovem um verdadeiro tratamento às madeixas.

A máscara tem outras funções e deve ser usada conforme a necessidade específica dos fios — para nutrir, hidratar, dar emoliência, reter a cor ou até mesmo para controlar a oleosidade e o volume. O uso pode ser feito de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do nível de desgaste, e antes do condicionador.

“A quantidade também importa e varia conforme o tamanho do cabelo: em curtos, uma colher de chá é suficiente; em médios, a medida é uma colher de sobremesa; e nos fios longos, cerca de uma colher de sopa. O ideal é massagear mecha por mecha, aplicando somente no comprimento e nas pontas, evitando o contato com a raiz. O condicionador pode agir por dois ou três minutos, já a máscara deve respeitar o tempo descrito na embalagem”, explica Thuany. 

Mais enxágue para finalizar!

Outra etapa importante é o enxágue final. Tem quem ache, erroneamente, que deixar o condicionador ou máscara nos fios vai potencializar o efeito. Mas, na verdade, o resultado será um cabelo pesado, com aspecto oleoso. “É fundamental retirar o excesso de creme com água abundante e, para concluir o ritual, aplicar um finalizador, como leave-in ou creme de pentear. Eles facilitam o desembaraço, hidratam, protegem e podem ficar nos fios até a próxima lavagem”, finaliza. 

Fonte: Thuany Oliveira, especialista em produtos para cuidado com os cabelos da Widi Care

Mais notícias como essa

Saúde

Nutricionista explica os benefícios e lista alimentos que contribuem com a reposição de colágeno no organismo

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!