Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Zoë Kravitz é adepta das gypsy braids há alguns anos
Zoë Kravitz é adepta das gypsy braids há alguns anos - Foto: Shutterstock

Beleza

Gypsy braids: conheça tranças que são a tendência do momento

Trend popularizada pela atriz Zoë Kravitz, as gypsy braids são bem fininhas e incluem uma texturização na ponta dos fios; confira detalhes

Desde que a atriz e cantora Zoë Kravitz começou a usar as gypsy braids, mulheres de várias partes do mundo ficaram loucas pelo penteado. Segundo Dell Lima, hairstylist do Mega Studio Be Emotion, a estrela já desfilava com esse modelo de tranças afro com as pontas texturizadas antes de o estilo se popularizar, em 2019.

Já aqui no Brasil, a moda começou mesmo um pouco mais tarde. “Aqui no Brasil quem surgiu com essa tendência foi a modelo Juliana Nalú, em meados de 2022, fez a cabeça das brasileiras e promete causar ainda mais esse ano”, diz Dell Lima.

Mas o que exatamente são as gypsy braids? Esse penteado consiste em um estilo de trança afro bem fina com pontas texturizadas. O penteado pode ainda contar com uma extensão para os cabelos ou não, e existem vários modelos diferentes desse tipo de trança, inclusive unindo as gypsy braids à trança de raiz.

Juliana Nalú popularizou as gypsy braids no Brasil
Juliana Nalú popularizou as gypsy braids no Brasil – Foto: Instagram / @juliananalu

Como fazer?

Segundo Dell Lima, as gypsy braids são feitas por trancistas profissionais e alguns cabeleireiros. “Divide-se o cabelo em mechas finas, formando um desenho quadriculado bem pequeno. Cada quadradinho se faz uma trança bem fina, com aplique ou não. A trancinha é feita até a metade do comprimento do cabelo, deixando uma ponta comprida sem trançar. E aí sim damos textura nessa ponta com o uso de um modelador de cachos”, explica.

Além disso, existem técnicas diferentes para fazer o penteado. “Há uma técnica permanente, que dura de 2 a 3 meses, em que podemos adicionar mais cabelo, natural ou sintético, e pode unir com outras técnicas de trança como a nagô (trança de raiz). Essas técnicas citadas geralmente são realizadas por profissionais trancistas. Há também uma forma mais simples, feita como penteado com o próprio cabelo sem precisar de apliques. Ela pode ser realizada por cabeleireiros que gostam de trançar”, diz Dell Lima.

Por isso, é preciso sempre consultar um profissional antes de fazer as gypsy braids, para entender qual o melhor método para o seu tipo de cabelo, viu?

Manutenção das gypsy braids

Por terem as pontas soltas, muitos se questionam como é feita a manutenção das gypsy braids, mas, segundo Dell Lima, é mais simples do que parece. Ele explica que, antes de tudo, é preciso seguir todos os cuidados básicos que as tranças pedem. Ou seja, usar touca de cetim para dormir, lavar apenas o couro cabeludo com xampu diluído, além de secar muito bem.

Além disso, as pontas soltas devem ser desembaraçadas diariamente com os dedos para não acumular nós, usando óleos essenciais para definir a textura. “E a cada 2 ou 3 meses ir ao profissional para realizar a manutenção, que nada mais é que fazer outra vez, desmanchar e subir as trancinhas. O tempo saudável de uso de qualquer estilo de tranças é de 2 a 3 meses”, completa a especialista.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Finanças e Empreendedorismo

Guardar dinheiro na poupança é um hábito saudável que pode proporcionar segurança financeira e ajudar a alcançar objetivos a curto e longo prazo