Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba os cuidados para não ficar com manchas de limão na pele
Saiba os cuidados para não ficar com manchas de limão na pele - Shutterstock

Beleza

Manchas de limão na pele: saiba como evitar ou tratar quando aparecerem

As manchas de limão são assustadoras, mas é possível auxiliar no seu desaparecimento; confira por que elas surgem e as dicas para se cuidar

No verão, muitas pessoas curtem aproveitar a praia ou a piscina com uma bebida refrescante de limão na mão. Não é à toa que as caipirinhas e o suco dessa fruta cítrica fazem o maior sucesso nessa temporada! Porém, nem tudo são flores – a estação também traz o sol, que pode transformar respingos de limão na pele em manchas se você não tomar os cuidados corretos.

Essas manchinhas causadas pelo limão podem aparecer nas mãos, no colo, no rosto, em qualquer lugar! E é aí que surge o desespero: “O que fazer agora? Vou ficar manchado para sempre?”.

No entanto, não é necessário entrar em pânico. Essas manchas tendem a desaparecer com o tempo, quando o próprio organismo as absorve. Só é crucial adotar certas medidas para aumentar as chances de que elas sumam completamente.

Está com uma mancha de limão ou vai pegar uma bebida geladinha agora e que impedir que uma dessas ocorra? Leia as orientações da médica especialista em dermatologia Dra. Kelly Pico:

Lave bem a área afetada

Logo que os respingos acontecerem, corra para lavar a área com água morna e um sabão suave. Talvez você nem precise lidar com a mancha!

Evite a exposição ao sol

Como o que causa as manchas são os respingos de limão expostos ao sol, esse passo também é bem relevante para evitá-las. Cubra a área afetada ou use roupas de proteção para minimizar a exposição aos raios UV prejudiciais.

Resfrie e acalme a pele

Agora, se a mancha já tiver surgido, o jeito é tentar cuidar da área para que seja mais fácil de ela sumir. “Aplique uma compressa fria para aliviar a inflamação, a coceira e a sensação de queimação. Cremes calmantes específicos podem ser úteis para aliviar o desconforto”, orienta a Dra. Kelly.

Tente não coçar ou esfregar

Considerando que as manchas de limão podem coçar bastante, é difícil seguir essa dica – contudo, é necessário. Esfregar a pele só vai piorar a irritação e aumentar o risco de infecção.

Mantenha a pele hidratada

Use um hidratante suave e sem fragrância para manter o local hidratado, ajudando na cicatrização e reduzindo o desconforto.

Por que o limão mancha a pele?

O limão e a luz ultravioleta criam uma reação química complexa chamada de fitofotodermatite, que faz com que surjam as manchas. Essa condição ocorre devido à presença de substâncias fotossensibilizadoras na casca do limão, como os psoralenos.

A vermelhidão, a inflamação, a coceira intensa e as bolhas dolorosas são alguns dos sintomas da fitofotodermatite que podem arruinar seu dia ensolarado em um piscar de olhos.

Apesar de o limão ser o alimento mais conhecido por causar essa reação e as manchas, ele não é o único culpado. Outras frutas cítricas, como laranjas, tangerinas e limas, também podem causar coisas semelhantes na pele, assim como algumas plantas (aipo, salsinha e figo, por exemplo).

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma