Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como saber se a maquiagem está estragada
Veja como saber se a maquiagem está estragada - Shutterstock

Beleza

Maquiagem vencida: entenda por que não se deve usar e como reconhecer os sinais

Algumas maquiagens podem ficar ruins antes mesmo da data de validade; descubra como saber se a make já está estragada

Usar maquiagem fora da data de validade é uma prática que, apesar de muito comum, pode causar problemas sérios. Isso porque os conservantes presentes nos produtos, que são o que afasta os fungos e as bactérias, param de ter efeito com o tempo, o que pode levar a infecções e irritações na pele.

“Além dos riscos à saúde, a maquiagem antiga pode não desempenhar tão bem. Cores podem ficar menos vibrantes e a aplicação pode se tornar desigual, deixando a maquiagem com uma aparência menos atraente”, complementa Yara Casta, fundadora do Studio de Beleza Yara Castanha.

Porém, mesmo quando a make ainda está na validade, ela pode já não estar boa para uso. Afinal, dependendo das condições nas quais ela foi armazenada ou de outros fatores, seu prazo de validade vai diminuir bastante. Mas como saber se a sua maquiagem já está ruim antes da data então?

Sinais de que a maquiagem estragou

Existem alguns sinais que podem indicar se a maquiagem já está ruim para uso, mesmo antes do prazo de validade. São eles:

  • Cheiro: segundo Yara, essa é a forma mais fácil de saber quando a make já não está boa. Esses produtos têm um odor específico, e mudanças nele podem ser sinais de problema
  • Mudança na textura: se um batom ficar mole ou mesmo duro demais, por exemplo. Janine Bittencourt, sócia da Souvie Orgânicos, lembra, porém, que pequenas alterações na textura podem ocorrer com a temperatura também. “Uma base que tem consistência firme num país frio, fica mais “mole” na necessaire quando vamos a um resort de praia”, diz. Então, se atente se não é isso antes de jogar fora
  • Alteração na cor: Yara explica que, se um blush ou sombra está mais pálido ou mudou de tonalidade, isso é um sinal de que não está bom para uso

Ademais, se você vir sinais de mofo na make ou se ela começar a te dar alergias ou irritação, enquanto antes você usava o produto normalmente, é hora de dar adeus a ela.  

Dá para salvar?

Muita gente pensa que pode ser uma boa ideia apenas retirar a parte que parece estragada da make ou tentar algum truque para “salvá-la”. Entretanto, o melhor mesmo é comprar uma nova.

“Não é recomendável tentar salvar um produto com validade expirada, principalmente os que entram em contato com mucosas, como batons e maquiagem para os olhos. As consequências podem custar um inchaço, inflamação e até infecção”, comenta Janine.

Escolha uma maquiagem duradoura!

Já que não dá para usar a maquiagem depois que ela já está fora da data de validade ou com sinais de estar estragada, fica a questão: como escolher uma make que dure mais? E, nesse sentido, a fundadora do Studio de Beleza Yara Castanha dá algumas dicas.

“Opte por produtos com embalagens bem fechadas e, preferencialmente, opacas, para proteger do sol e do ar. Além disso, escolha marcas confiáveis que usam bons conservantes (sem exagerar nos químicos, claro!)”, aconselha. Por fim, a especialista recomenda os produtos multifuncionais, que costumam ser usados mais rapidamente e, por isso, vão ser mais difíceis de estragar.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting