Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Niacinamida: saiba o que é e quais os benefícios para a pele
Saiba o que é e para que serve a niacinamida - Foto: Shutterstock

Beleza

Niacinamida: saiba o que é e quais os benefícios para a pele

Conheça mais sobre a niacinamida, composto presente em diversos produtos e que virou queridinho das amantes de skincare

A niacinamida, conhecida também como vitamina B3, é um componente muito utilizado na rotina de skincare. Ela está presente em produtos como cremes, tônicos e hidratantes e pode ser combinada com vários outros ativos. 

Então, se você ficou interessada em saber mais sobre a niacinamida e os seus benefícios para a pele, a médica dermatologista Geisa Costa, membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia, nos explicou tudo sobre esse ativo queridinho da vez. Confira:

O que é e quais os benefícios

A niacinamida é uma vitamina solúvel em água muito utilizada em produtos de skincare. Por ser um composto multifuncional, traz diversos benefícios, como, por exemplo, auxiliar na hidratação e reparação da pele e na redução e prevenção de manchas

“Os benefícios são muitos, o componente hidrata a pele, atua como antioxidante e anti-inflamatório. A ação ainda ajuda em tratamentos de pessoas com melasma, rosácea, dermatite seborreica, dermatite atópica, entre outros”, conta a especialista.

Além disso, a niacinamida também contribui para a prevenção de rugas e possui função antioxidante, que protege a pele dos danos oxidativos e previne o envelhecimento precoce. 

Quem pode usar a niacinamida?

A textura leve e fluida da niacinamida garante fácil absorção do produto, o que faz com que seja indicado para todos os tipos de pele, principalmente as mais oleosas. Portanto, não tem nenhuma contraindicação. Ainda assim, Geisa ressalta a importância de consultar um profissional antes de fazer uso do ativo. 

“Ela [niacinamida] não é considerada um ativo agressivo. No entanto, é preciso primeiro uma consulta com o seu dermatologista para indicação, já que pode ser que o seu uso não traga os resultados esperados.”

Como incluir na rotina de skincare?

De acordo com a médica, a niacinamida pode ser utilizada pela manhã, antes do hidratante, e à noite. Mas o seu efeito depende dos outros produtos que a sua rotina de skincare inclui. “A pele, os hábitos e os cuidados de uma pessoa são diferentes da outra. Infelizmente, não é possível generalizar a forma e incluir a niacinamida na rotina, pois para ter efeito, precisa ser uma rotina customizada”, conclui.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Se você é iniciante na arte de pintar as unhas em casa, algumas dicas podem tornar essa tarefa muito mais simples

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto