Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Egg hair mask: conheça a trend e saiba os riscos de usar ovo nos cabelos
A egg hair mask utiliza o ovo nos cuidados com os cabelos - Foto: Shutterstock

Beleza

Ovo nos cabelos: conheça os riscos da trend de beleza egg hair mask

Especialistas comentam sobre a egg hair mask, trend de beleza que inclui o ovo na rotina de cuidados com os cabelos

A egg hair mask (ou máscara capilar de ovo, em tradução livre) é uma nova trend de beleza que tem feito sucesso nas redes sociais. Em diversos vídeos, mulheres ensinam como utilizar ovo nos cabelos, desde com outros ingredientes naturais, para hidratação, até somente a clara, para tratar a oleosidade

No entanto, embora o ovo possua nutrientes que auxiliam na saúde dos cabelos e do couro cabeludo, a melhor maneira de obter seus benefícios é por meio da ingestão, durante as refeições. Isso porque os nutrientes não estão na forma mais adequada para penetrar na fibra capilar. 

O hairstylist Rodrigo Cintra, empresário e co-apresentador do programa Esquadrão da Moda, do SBT, explica que pode levar muito tempo para que a proteína do ovo cru, aplicada nos cabelos, traga algum tipo de resultado. 

“Antigamente, isso era comum, pois não tínhamos ativos com essa função. Hoje, em salão, temos produtos que utilizam um blend com 12 proteínas, que leva cerca de 10 minutos para fazer efeito, e ainda permite tratar, nutrir e regenerar a fibra. É um ótimo custo-benefício, uma vez que você sabe que o resultado é garantido no final da própria aplicação. O cabelo fica mais encorpado, brilhante, macio e saudável”, comenta. 

Ovo reduz a queda dos fios?

A queda de cabelo é um problema que mexe com a autoestima, fazendo com que muitas mulheres busquem receitas caseiras para resolver a situação. Mas, não existem evidências científicas que comprovem a eficácia do ovo contra a queda quando aplicado diretamente nos fios. “A curto prazo pode deixá-los rígidos e, se usados de forma frequente, podem até levar à queda“, afirma o médico tricologista e membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), Julio Pierezan. 

Dessa forma, é importante procurar um especialista para avaliar a queda de cabelo e receber um diagnóstico e tratamento adequado. Muitas vezes, com o procedimento correto, é possível reduzir ou até mesmo reverter o quadro.

Perigos para a saúde

Ovos crus podem conter bactérias, como a salmonella, que causam infecções no couro cabeludo. “Quando aplicados diretamente, trazem riscos à saúde capilar, como o aumento da oleosidade e até mesmo o surgimento de infecções”, alerta a médica dermatologista Geisa Costa, graduada em Medicina pela PUC e pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética. 

Além disso, algumas pessoas podem ter a pele mais sensível e desenvolver alergia ao alimento. “Com o acúmulo de proteínas nos folículos capilares, ocorre uma sobrecarga de nutrientes e uma possível obstrução. Isso pode agravar condições como dermatite seborreica e caspa”, completa a fundadora do Art Beauty Center. 

Portanto, por mais que o ovo seja um alimento rico em nutrientes e proteínas, a melhor maneira de obter seus benefícios é incluindo na alimentação, em vez de aplicá-lo diretamente nos cabelos. Além disso, deve-se sempre procurar um profissional que saiba identificar e tratar possíveis problemas capilares de maneira saudável. 

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Inverno aumenta o consumo de alimentos calóricos, o que exige atenção e cuidados com a alimentação