Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Será que o retinol é mesmo a melhor opção no seu caso?
Será que o retinol é mesmo a melhor opção no seu caso? - Shutterstock

Beleza

Retinol: substância para prevenir envelhecimento exige cuidados

Saiba os riscos do retinol e quais são os cuidados necessários para usar essa substância contra o envelhecimento da pele

A procura de produtos de beleza que previnam contra o envelhecimento cresceu muito. E um dos ativos que mais se popularizou com essa alta demanda foi o retinol. Mas você sabe para que essa substância serve?

De acordo com a especialista em dermatocosmética, Ludmila Bonelli, “algumas das funções mais pontuais do retinol são as de regeneração celular, esfoliação e síntese de colágeno. Mas tem também ação importante no controle da oleosidade e da acne e na redução da hiperpigmentação”.

Por sua vez, o retinol também elimina as células mortas, promove uma melhora da textura, suaviza poros dilatados, atenua rugas e permite uma penetração mais eficaz de outros ativos. Só coisa boa, né? Nem tudo, já que esse produto também pode trazer alguns riscos e pedir alguns cuidados.

Riscos do retinol

Antes de mais nada, vale lembrar que o ácido retinóico e retinol não são a mesma coisa. Ou seja, possuem riscos diferentes. “Enquanto o ácido retinóico é um metabólito ativo na pele, o retinol, deve ser transformado, pela nossa pele, em ácido retinóico para então agir. O efeito do ácido retinóico é mais ‘forte’, mais ‘efetivo’ do que do retinol. Porém, os efeitos colaterais (vermelhidão, afinamento da pele e fragilidade capilar), são menores com o uso do retinol (quando comparado com ácido retinóico)”, explica Paola Pomerantzeff, que é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E é por isso que o ácido retinóico precisa de prescrição por dermatologista, enquanto o retinol tem a sua venda feita em farmácias sem receita médica.

Cuidados necessários

Como o retinol é um ativo fotossensível, não dá para deixar a fotoproteção de lado. Mas há ainda outras recomeções: “O ideal seria usar uma vitamina C e protetor solar FPS 30 no mínimo, diariamente, pela manhã”, explica Dra. Paola. Além disso, esse produto precisa ser utilizado, de preferência, à noite.

É preciso usar protetor solar no dia seguinte do uso do retinol
É preciso usar protetor solar no dia seguinte do uso do retinol – Foto: Shutterstock

Outro cuidado quanto ao retinol, é que ele não deve ser usado em gestantes e lactantes, em peles glicadas pelo açúcar e em indivíduos que ficam excessivamente expostos ao sol. Assim como merece atenção no uso em peles reativas e sensíveis.

Segundo a dermatologista, uma dica para pessoas com pele muito ressecadas ou sensíveis e que desejam fazer o seu uso é aplicar um hidratante com ceramidas ou ácido hialurônico antes do creme com retinol. “Esse hidratante fará com que uma menor quantidade do retinol penetre e, portanto, haverá menos efeitos colaterais. Outra dica é aplicar pequena quantidade do produto na face e deixar agir por 1 hora. Iniciar em dias alternados e ir aumentando a frequência também é uma boa”, diz.

Qual o melhor produto com retinol para você?

Além desses cuidados, é preciso prestar atenção nos diferentes tipos de produtos com retinol existentes no mercado. Isso porque cada um deles pode ser melhor para um tipo de pele. Há, por exemplo, os produtos em sérum, gel ou creme.

“Enquanto o sérum e o gel são ideais para peles oleosas, o creme é melhor para peles maduras e ressecadas”, conta a Dra. Paola. Por fim, não se deve usar o produto junto com ácidos, pois isso pode sensibilizar a pele.

Fonte: Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD); e Ludmila Bonelli, cosmiatra e especialista em dermatocosmética.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê