Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Adapte seu skincare para esse período de calor
Adapte seu skincare para o período de calor - Shutterstock

Beleza

Saiba como adaptar o seu skincare e cuidar da pele no calor

No calor, a pele pede por cuidados diferenciados; entenda quais são eles e monte a rotina de skincare perfeita para esse período

Nos últimos meses, as temperaturas acima da média surpreenderam muita gente. E como o clima quente ainda não está indo embora, é importante saber cuidar da pele e adaptar o skincare para esse tipo de temperatura.

De acordo com o dermatologista Amilton Macedo, que é especializado em Dermatologia e Cosmiatria, algumas adaptações no skincare em dias de temperatura alta podem até evitar doenças.

“O calor aumenta o risco de algumas doenças de pele, como micoses, brotoejas, manchas, sardas e acne solar, então é importante manter a pele seca, especialmente nas áreas de dobras, e usar roupas com tecidos leves”, afirma.

Além disso, o especialista orienta o uso de protetor solar com FPS 30 ou mais em todas as partes expostas do corpo, com reaplicação a cada três horas (ou menos, se houver suor excessivo ou contato com a água).

Por sua vez, uma parte do corpo em especial fica muito exposta e, por isso, merece cuidados específicos: o rosto. Veja algumas dicas para o skincare nesse sentido!

Capriche na hidratação

No calor, a hidratação é ainda mais essencial do que no resto do tempo. Inclusive para quem tem pele oleosa, viu? Então é fundamental beber bastante água e usar hidratantes adequados ao seu tipo e condição de pele.

Para as peles mistas e oleosas, por exemplo, as texturas fluidas e aquosas são mais indicadas pela rápida absorção e sensação de frescor. Dr. Amilton também sugere substituir o óleo facial noturno por um sérum ou gel rico em ativos calmantes, de reparação e regeneração durante a noite. Assim, ele vai suavizar linhas finas, fechar poros e melhorar a aparência do rosto.

Melhore a limpeza

No calor, a pele produz mais sebo, o que pode obstruir poros e causar acnes, principalmente em quem possui pele oleosa. Para impedir isso, o especialista indica investir na limpeza com produtos de texturas mais leves, como sérum ou gel.

Outra dica é deixar a água termal na geladeira e borrifar ao longo do dia ou após lavar o rosto com o sabonete facial. Já para peles secas, a aposta é nos sabonetes líquidos que auxiliem na limpeza profunda e tenham componentes hidratantes.

Cuidado com o retinol

Muitos usam o retinol para estimular o colágeno e diminuir os poros abertos. Porém, no calor, essa fase do skincare deve ser evitada. No lugar, use o ácido hialurônico, que hidrata e preenche linhas e rugas de expressão sem irritar a pele.

Escolha a make correta

Nessa temporada, os poros ficam mais dilatados e podem ser obstruídos com a maquiagem, prejudicando a saúde da pele. Por isso, opte por maquiagens feitas para o clima quente ou misture sua base com um hidratante para criar uma cobertura mais leve e uniforme e que não irá bloquear os poros.

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting