Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos
Consumidores devem prestar atenção nos rótulos dos produtos cosméticos - Foto: Shutterstock

Beleza

Rótulos de cosméticos: saiba como ler as informações do produto

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos

Todo produto cosmético lançado no mercado passa por uma série de testes e conta com toda regulamentação necessária para não causar danos e evitar falsas alegações sobre os resultados esperados. Por isso, eles também precisam ter rótulos que contenham todas as informações necessárias para os consumidores, ajudando-os a diferenciar um produto do outro. 

Segundo Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de dermocosméticos para tratamentos estéticos profissionais e de uso home care, é muito importante aprender a ler informações importantes contidas nos rótulos. Isso ajuda o consumidor a estar por dentro das indicações de uso, substâncias presentes e prazo de validade, por exemplo. 

No entanto, caso haja dúvidas com relação ao rótulo de determinado dermocosmético, a especialista reforça que é fundamental buscar ajuda especializada para entender suas informações. Isso porque alguns ingredientes podem causar alergia ou até interferir no sistema endócrino, causando desregulação hormonal em algumas pessoas. 

“Aprender a ler as informações do rótulo é fundamental, mas é importante compreender que isso não substitui a orientação de um dermatologista ou de um especialista em estética antes de começar a usar os produtos frequentemente”, aconselha. 

O que é importante prestar atenção?

Informações como data de validade, modo de uso e precauções, ingredientes e certificações e selos são fundamentais para evitar problemas durante a utilização do dermocosmético. Abaixo, entenda como interpretar algumas informações presentes nos rótulos dos produtos cosméticos:

  • Origem e fabricante: o rótulo deve mostrar o país no qual o produto foi feito e também o nome do fabricante ou importador, que poderá ajudar a responder algumas dúvidas se preciso. 
  • Volume ou peso do produto: é importante especialmente para comparar com a quantidade e preço do mesmo produto em versões diferentes ou outros produtos similares. 
  • Data de validade: essa informação é essencial, pois usar produtos vencidos pode não apenas deixar de surtir o efeito desejado, mas causar problemas à pele. 
  • Modo de uso e precauções: é importante porque mostra a forma correta de uso do produto.
  • Ingredientes: eles são listados em ordem decrescente de concentração.
  • Indicações de uso: aqui o rótulo mostra a finalidade do cosmético e para quais tipos de pele ele é indicado. 
  • Advertências: nesse espaço é possível saber se existem possíveis reações adversas do uso do produto e se ele também protege contra o sol ou não.
  • Certificações e selos: é aqui que o consumidor pode saber se o produto foi testado ou não em animais (cruelty free), se é hipoalergênico e se foi dermatologicamente testado em estudos clínico

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem