Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja cuidados importantes com os cílios
Veja cuidados importantes com os cílios - Shutterstock

Beleza

Saiba como manter seus cílios fortes e saudáveis

Oftalmologista dá dicas incríveis para cuidar dos cílios e, consequentemente, da saúde ocular como um todo também

Tomar cuidados com os seus cílios não é apenas uma questão estética, mas também de saúde ocular. Afinal, os cílios desempenham um papel crucial na proteção dos olhos contra poeira, sujeira e partículas estranhas.

Eles são praticamente uma barreira nesse sentido, ajudando a prevenir infecções oculares e irritações. Além disso, contribuem para manter a umidade adequada na superfície dos olhos, o que é essencial para evitar o ressecamento ocular e desconforto.

Mas não se preocupe! Cuidar dos cílios não é nada tão complicado assim. Na verdade, é só seguir algumas dicas simples, mas essenciais, sobre o que fazer ou não em relação a esses pelos.

E, para te ajudar com isso, separamos algumas dicas do Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, para fortalecer os cílios e deixá-los mais saudáveis:

  • Evite esfregar os olhos, pois isso pode causar a queda dos cílios
  • Remova gentilmente a maquiagem dos olhos todas as noites
  • Mantenha uma dieta equilibrada rica em proteínas e vitaminas, como biotina e vitamina E, que promovem o crescimento dos cílios
  • Use máscaras de cílios de boa qualidade, mas não as deixe secar completamente entre as camadas
  • Evite o uso excessivo de curvex, pois pode enfraquecer os cílios
  • Não compartilhe ou empreste maquiagem, incluindo produtos para cílios, pois isso pode transmitir infecções oculares, como conjuntivite

Outra coisa que pode ajudar, segundo o médico, é o uso de produtos tópicos, como soro para cílios enriquecidos com peptídeos e vitamina. Porém, nesse caso, é preciso consultar um oftalmologista antes de começar a usar, ainda mais se você tiver alguma preocupação com a saúde ocular. Ele vai poder te indicar o produto mais adequado para você.

Dicas para quem usa extensão de cílios

Nos últimos tempos, mais e mais pessoas têm recorrido à extensão de cílios. Porém, para quem também se jogou nesse procedimento, é preciso ainda mais cuidados com os pelos para não ter problemas.

Thaís Giraldelli, especialista em extensão de cílios, alerta que é muito importante higienizar os seus cílios diariamente, pois o acúmulo de oleosidade e resquícios de maquiagem podem interferir na durabilidade da extensão e colocar em risco sua saúde ocular.

“Com um pincel fofinho de maquiagem, xampu neutro e água fria, faça uma espuma, esfregue gentilmente com o pincel e enxague com abundância’, diz. Além disso, ela alerta que não se deve pular as manutenções, que devem ser feitas no máximo a cada 20 dias e até antecipadas, se necessário.

Se for fazer exames oftalmológicos enquanto usa as extensões, também é importante avisar o profissional, para que ele tome as medidas adequadas para avaliar sua saúde ocular de maneira eficaz. Já em cirurgias oftalmológicas, elas precisarão ser removidas.

Por fim, cuidado com possíveis alergias à cola de cílios, que pode se manifestar como coceira, vermelhidão, inchaço ou irritação nos olhos após a aplicação da extensão. “O médico pode realizar testes de alergia para confirmar o diagnóstico e recomendar tratamentos, como a mudança para colas hipoalergênicas”, alerta o Dr. Marcelo.

Mais notícias como essa

Saúde

Nutricionista explica os benefícios e lista alimentos que contribuem com a reposição de colágeno no organismo

Receitas

Quer comer bastante proteína, mas cansou do ovo? Veja outras fontes desse nutriente que podem ser substitutos do ingrediente

Saúde

Especialista dá dicas para aproveitar as festas juninas de forma equilibrada e manter a dieta saudável

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!