Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cuide da sua pele com essas dicas
Cuide da sua pele com essas dicas - Shutterstock

Beleza

Skincare: 4 dicas para reparar barreira de pele danificada

Os cuidados com a barreira cutânea vem ganhando repercussão nas redes sociais; confira como cuidar da sua pele

Doenças da pele são comuns e atingem muitas pessoas. Por isso, nada melhor do que manter a barreira cutânea bem cuidada. E esse assunto ganhou evidência, viu? No TikTok, o termo “skin barrier repair”, que faz menção a esse tipo de cuidado de skincare, já conta com mais de 129,5 milhões de visualizações.

Ainda não entendeu o que pode levar a uma barreira cutânea prejudicada? Michele Camargo, que é biomédica esteta e especialista em saúde da pele, explica que uma evidência disso pode ser notada quando a pele está com aquela aparência de seca e/ou esticada. Isso acontece quando a pele não tem umidade suficiente.

“Pode ser observado também um tom acinzentado ou escamoso, além de irritação ou ardor após a aplicação de qualquer fórmula química. Acne, rosácea e eczema também são fatores que podem ser causados por conta da perda da barreira cutânea”, informa a especialista.

No corpo, o uso excessivo de desodorantes e antitranspirantes, também prejudicam a derme. Além disso, pessoas mais velhas ou com a pele sensível possuem predisposição a sofrer de uma barreira cutânea prejudicada. Nesse sentido, elas precisam estar ainda mais atentas para mantê-la forte e saudável.

Quer saber como manter a sua barreira cutânea sempre bem cuidada? A biomédica compartilha, a seguir, dicas para restaurar a pele danificada. Confira quais são.

Simplifique sua rotina de cuidados com a pele

De acordo com Michelle, o primeiro passo é identificar e excluir qualquer gatilho que possa estar contribuindo para danos à barreira cutânea. “Modifique a rotina de cuidados com a pele e mantenha-a simples. Pense em limpador, hidratante, FPS e remova quaisquer retinoides ou ácidos que estejam forçando a pele”, recomenda.

No que diz respeito ao limpador, a recomendação é optar por um leite ou creme de limpeza nutritivo, calmante e sem fragrância.

Use produtos que fortalecem a pele

Na hora de reparar os danos, Michele orienta o uso de produtos que contenham ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico e ácidos graxos essenciais. Isso porque, esses ingredientes ajudam a fortalecer a barreira e a reter hidratação.

Previna danos no futuro

Após reparar a pele, você não vai querer que outros danos aconteçam. Por isso, tenha constância nos cuidados, mantendo uma rotina consistente, protegendo-se do sol, evitando banhos quentes e usando um umidificador se o ar estiver seco.

Além disso, uma boa alimentação também é aliada nesse momento. “Consuma uma dieta rica em antioxidantes, como frutas e vegetais, para fortalecer a pele de dentro para fora”, diz a biomédica.

Tenha um estilo de vida equilibrado

O estresse, a falta de sono e maus hábitos alimentares também são fatores que podem afetar a saúde da pele. Assim, manter um estilo de vida equilibrado também é essencial, segundo a especialista. “Durma o suficiente, pratique exercícios regularmente e encontre formas de evitar o estresse excessivo. Dessa forma, a pele refletirá os benefícios de um estilo de vida saudável”, finaliza.

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você