Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como cuidar das suas sobrancelhas
Veja como cuidar das suas sobrancelhas - Shutterstock

Beleza

Tirar as sobrancelhas faz mal? Especialista explica

Responsáveis por tornar um olhar marcante, as sobrancelhas também são importantes para a saúde ocular; veja como cuidar

Tirar as sobrancelhas é um cuidado estético que faz parte da vida de diversas pessoas. Mesmo com sobrancelhas mais grossas em alta, é comum usar a pinça ou até a cera para retirar alguns pelinhos “fora do lugar” aqui e ali.

No entanto, dependendo de como isso é feito, tirar a sobrancelha pode fazer mal, tanto esteticamente quanto para a saúde da pele. Isso porque, além de destacarem o olhar, as sobrancelhas também são importante para a saúde ocular.

Fernanda Nichelle, que é médica e atua exclusivamente na área estética, orienta que o melhor é tirar os pelos com um bom profissional e que tenha um senso estético alinhado ao seu. Dessa forma, você evita que eles sejam tirados em excesso ou de forma incorreta.

A escolha do método de tirar as sobrancelhas também deve ser pensada. Segundo a especialista, a cera pode favorecer o aparecimento de manchas na pele, enquanto a remoção na lâmina pode machucar a pele. Nesse sentido, o mais adequado é sempre optar pela pinça.

Ainda assim, o uso da pinça merece atenção. Afinal, remover mais pelos que o necessário pode gerar um resultado inestético. “E muitas vezes, com a retirada excessiva dos pelos, estes acabam nascendo em menor quantidade”, complementa Dra. Fernanda.

Ou seja, tirar as sobrancelhas de forma excessiva pode deixá-las com menos pelos. Como resultado, suas sobrancelhas podem ficar bem mais finas do que você gostaria e sem novos pelos crescendo para que você consiga deixá-la mais grossa.

Crescimento das sobrancelhas

O crescimento das sobrancelhas tem alguns estágios e, após todos eles ocorrem, é natural que os pelos caiam, dando espaço a novos fios que crescerão naquele mesmo folículo. E isso só é possível porque os folículos são ricos em células-tronco, que ajudam nessa autorrenovação. A queda capilar ocorre quando esse ciclo é interrompido, o que pode ocorrer por vários motivos, como o envelhecimento.

E a retirada inadequada ou excessiva dos pelos das sobrancelhas também é uma das possíveis causas para isso. Nesse caso, o dano pode ser permanente ou não. Nessa segunda possibilidade, os fios voltarão a crescer se a pessoa ficar um tempo sem depilar essa área.

Outros cuidados com as sobrancelhas

Além dos cuidados na hora de tirar os pelos, as sobrancelhas ainda demandam outras atenções. Elas também precisam ser higienizadas quando você for limpar o rosto, por exemplo. Pentear os fios na direção do crescimento também é bom e ajuda os pelos a crescerem mais saudáveis.

Quanto ao uso de hidratante, Dra. Fernanda explica que ele não é necessário, mas que é interessante utilizá-lo na pele adjacente aos pelos.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma