Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda o que é o transplante de sobrancelha
Entenda o que é o transplante de sobrancelha - Shutterstock

Beleza

Transplante de sobrancelha? Entenda como funciona

O transplante capilar no couro cabeludo é bem conhecido, mas você sabia que ele também existe esse procedimento para a sobrancelha?

Já faz um tempo que o transplante capilar vem ganhando cada vez mais adeptos. Entretanto, o segundo tipo de procedimento de transplante capilar mais comum, após o no couro cabeludo, é mais peculiar: trata-se do transplante de sobrancelha!

Isso mesmo! Também dá para restaurar falhas nessa região, trazendo a aparência e o volume da sobrancelha de volta. E esse procedimento têm feito sucesso especialmente com as mulheres, já representando 11% das cirurgias de restauração capilar realizadas mundialmente por elas. Os dados são da International Society of Hair Restoration Surgery.

E você sabe por que buscam tanto esse procedimento? Um dos motivos é que ela apresenta uma vantagem sobre a micropigmentação, além de ser minimamente invasiva.

“Essa é uma excelente opção para pessoas com falhas nas sobrancelhas, sejam naturais ou causadas por traumas e cicatrizes, que sofreram com queda parcial ou total na região devido a alguma condição ou que perderam os pelos ao longo dos anos por removerem excessivamente as sobrancelhas”, explica o Dr. Danilo S. Talarico, médico e professor de Cirurgia Capilar e Tricologia.

Mas, afinal, como esse procedimento ocorre? Veja essas e outras curiosidades sobre ele a seguir:

Como ocorre o transplante de sobrancelha?

É bem simples e ele acontece de forma bem similar ao que é feito no couro cabeludo. Para isso, ocorre a retirada de unidades foliculares, onde está localizada a raiz dos cabelos, de um local saudável, chamada de área doadora, para serem transferidas para a região das sobrancelhas.

“Para garantir a naturalidade do procedimento, precisamos buscar fios que possuam diâmetro e outras características similares aos pelos que já estão presentes na sobrancelha. Geralmente, extraímos os fios mais delicados da parte occipital do couro cabeludo, próximo à nuca, mas também podemos coletar pelos de outras áreas, como da região pélvica”, diz Dr. Danilo.

Aliás, é preciso ter ainda mais atenção com o local de onde o pelo sai quando se trata de pessoas com cabelos cacheados. “Caso a curvatura comece muito próxima à raiz, esses fios da nuca também nascerão encaracolados na sobrancelha, assim prejudicando o resultado. Nessas situações, o pelo pode ser de outras partes do corpo”, comenta.

Depois, inserem-se os fios um a um de maneira estratégica nos locais corretos, para que o resultado fique bem natural.

Outras curiosidades sobre o procedimento

Algumas outras informações importantes fornecidas pelo Dr. Danilo sobre o transplante de sobrancelha são:

  • Após o procedimento, o resultado não vem logo de cara, pois é normal que os fios transplantados caiam. Aí começam a crescer novamente e, após seis meses, é possível ver como ficou de verdade.
  • O procedimento geralmente leva apenas duas horas e é minimamente invasivo, então ele pode até acontecer no próprio consultório médico sob efeito de anestesia local.
  • Não há risco de rejeição, já que os fios são da própria pessoa, contudo pode ocorrer inchaço e vermelhidão na região.
  • Depois do transplante de sobrancelha, é fundamental tomar certos cuidados, como aplicar compressas frias nos primeiros dias, esperar dois dias para higienizar a área e evitar exposição solar e uso de maquiagem por dois meses.
  • Se os fios transplantados forem do couro cabeludo, será sempre preciso apará-los, para que não cresçam demais.
  • Caso a queda dos fios da sobrancelha tenha ocorrido por alguma doença, é preciso tratá-la antes do procedimento.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Pets

Entenda como os gatos se comunicam com você e com outros pets mesmo sem usarem palavras, apenas com sons e a linguagem corporal

Receitas

Sopas e caldos são pratos ideais para aquecer e confortar o corpo em dias frios; veja receitas deliciosas para fazer em casa