Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Umectação: veja o passo a passo para tratar os cabelos corretamente
Aprenda a nutrir e fortalecer os fios por meio da umectação - Foto: Shutterstock

Beleza

Umectação: veja o passo a passo para tratar os cabelos corretamente

Especialista explica como fazer a umectação em casa da maneira correta e fortalecer a saúde dos cabelos

A umectação é a nova queridinha para restaurar a saúde dos cabelos, sendo usada até por famosas como Jade Picon. O tratamento consiste em nutrir os fios por meio da aplicação de óleos vegetais que devolvem o brilho, a sedosidade e a maleabilidade aos fios. 

“A técnica repõe nutrientes lipídicos que ajudam a melhorar o frizz, o ressecamento e aquele aspecto de porosidade. Esses benefícios ocorrem porque, com a aplicação dos óleos, as cutículas dos fios ficam mais seladas, preservando a saúde deles por mais tempo”, explica Raquel Tavares, tricologista do salão D Concept em Brasília. 

Ela conta que em cabelos quimicamente tratados ou com colocação, por exemplo, a umectação pode ser aplicada nas áreas mais danificadas. “Para os cabelos naturalmente oleosos, essa técnica não é a mais indicada, mas em geral não aumenta a oleosidade, se feita da maneira correta”, reforça. 

Como fazer a umectação

A umectação é um procedimento simples, benéfico para todos os tipos de cabelo e, dependendo do grau de danos dos fios, precisa ser feito de uma a duas vezes por semana. Abaixo, a especialista separou o passo a passo para realizar a técnica. 

1° passo: Com os cabelos sujos, separe-o em mechas, porém elas não podem ser nem muito finas e nem muito grossas.

2° passo: Coloque o óleo nas mãos e, em seguida, aplique-o mecha por mecha, massageando de cima para baixo. Mas, atenção: não aplique na raiz dos fios!

3° passo: Deixe o óleo agir por, no mínimo, 30 minutos. Se quiser, use uma touca. Quanto mais ressecado estiver o cabelo, maior pode ser o tempo de pausa. 

4° passo: Após a pausa, lave os fios como de costume com água morna ou fria. Se preferir, use uma linha de tratamento nutritivo que tenha óleos em sua formulação. Para realizar a umectação noturna, faça esses passos antes de dormir e deixe até a manhã do dia seguinte.

Quais óleos usar?

Por fim, a tricologista revela quais óleos naturais podem ser usados. “Indico aqueles de origem vegetal e que sejam puros, como óleo de macadâmia, de avelã, de abacate ou de semente de uva”, diz. Além destes, existem também outras opções de produtos que são fáceis de encontrar e que já contém esses óleos em sua fórmula, além de ativos como vitamina E que é ótimo para revitalizar os fios.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto

Saúde

A adoção do jejum intermitente na rotina alimentar pode trazer efeitos positivos para a saúde