Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Fortaleça suas unhas com essas dicas
Fortaleça suas unhas com essas dicas - Foto: Shutterstock

Beleza

Unhas perfeitas: dicas para fortalecer e fazer durar por mais tempo

Para que a esmaltação dure por mais tempo, é importante que suas unhas estejam fortes; veja como cuidar do jeito certo

Manter as unhas perfeitas é um grande desafio! E ele é ainda maior quando o assunto é fazer com que a esmaltação dure mais de uma semana, não é mesmo?

Pois é! Mas muita gente não sabe que o principal segredo para isso é deixar as unhas bem fortes. Assim, elas não vão quebrar, contribuindo (e muito!) para a manutenção do visual por mais tempo. Simples, né?

Agora se você possui unhas fracas e quer que o esmalte dure por mais tempo, é preciso fortalecê-las. E para isso, separamos dicas de Andrea Bauer, que é especialista neste assunto, e pode te ajudar a torná-las mais fortes. Confira!

Unhas fracas: por que isso acontece?

Segundo Andrea, as razões para unhas enfraquecidas — conhecida também como “síndrome das unhas frágeis” —, são muitas. Elas podem ser causadas pelo contato excessivo com água e produtos químicos, alterações hormonais, anemia e deficiências nutricionais, manipulação excessiva das unhas (hábito de roer ou arrancar fragmentos da cutícula, entre outros) ou traumas repetidos nas extremidades dos dedos, como a digitação, por exemplo.

“Além disso, unhas quebradiças ou que se abrem com facilidade nem sempre são sinais de que elas estão fracas. Algumas pessoas têm as unhas mais frágeis por características genéticas, e isso não necessariamente indica alguma doença. É importante prestar atenção quando o padrão se modifica, ou seja, se a unha não quebrava e passou a ficar quebradiça”, explica a especialista.

De acordo com especialista, existem muitos motivos por trás de unhas quebradiças
De acordo com especialista, existem muitos motivos por trás de unhas quebradiças – Foto: Shutterstock

E como fortalecer as unhas?

Para atingir o tão sonhado objetivo de ter unhas fortes e uma esmaltação que dure mais tempo, é preciso, antes de tudo, se atentar ao processo inicial de manicure.

Nesse sentido, a dica é usar uma base fortalecedora antes da esmaltação, pois ela irá proteger a lâmina ungueal — parte visível da unha — dos produtos químicos presentes no esmalte, que podem agredir a unha e a pele ao redor dela.

O objetivo é tratar e fortalecer as unhas, além de formar uma película protetora que dificulta rachaduras e descamações.

Já ao escolher o esmalte, o ideal é optar pelos hipoalergênicos e livres de ingredientes agressivos à saúde e ao meio ambiente. Conhecidos como “3-free”, “5-free” e até “9-free”, esses produtos costumam ser livres de certas substâncias maléficas para as unhas. Entre essas substâncias, estão:

  • formaldeído;
  • tolueno;
  • dibutilftalato;
  • resina de formaldeído;
  • cânfora;
  • parabenos;
  • fosfato de Trifenilo TPHP;
  • tosilamida de Etilo e Xileno.

Além disso, segundo Andrea, é importante evitar o uso contínuo de esmaltes, mesmo no caso desses menos agressivos. “O esmalte impossibilita a visualização do aspecto da unha abaixo dele, então se houver manchas que indicam uma infecção fúngica, por exemplo, elas podem passar despercebidas. Portanto, a recomendação é sempre deixar as unhas alguns dias sem cobertura”, alerta.

Outros cuidados:

Na hora de remover o esmalte, a recomendação da especialista é: evitar removedores com acetona. Já sobre a polêmica sobre retirar ou não a cutícula, Andrea diz que remover parte dela não é proibido. No entanto, como a cutícula atua como uma proteção para a unha, ela recomenda apenas “empurrar”.

Quando necessário, você também pode usar um instrumento adequado para remover a menor quantidade possível de tecido. Evitar roê-las e fugir aplicação de esmaltes de procedência duvidosa ou fora do prazo de validade também são essenciais para ter unhas fortalecidas.

Unhas enfraquecidas e problemas de saúde

Vale lembrar que, assim como outras partes do corpo, quaisquer alterações nas unhas podem indicar algum problema mais sério de saúde. O enfraquecimento pode estar relacionado ao hipotiroidismo, deficiência de vitaminas e desnutrição proteica, enquanto alterações na cor podem estar ligadas a doenças renais, hepáticas e alguns cânceres, por exemplo. Então, sempre consulte um médico em caso de mudanças nas unhas, viu?

Curtiu as dicas? Veja essas e outras informações no vídeo abaixo!

Fonte: Andrea Bauer Bannach, gerente médica em dermatologia de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios.

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você