Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A jogadora de vôlei Key Alves é uma das participantes do BBB 23 que possuem lentes de contato nos dentes
A jogadora de vôlei Key Alves é uma das participantes do BBB 23 que possuem lentes de contato nos dentes - Foto: Instagram / @keyalves

Beleza

Uso de lentes de contato dental oferece riscos? Especialista comenta

Key Alves, Cezar Black e Gustavo Cowboy são alguns dos participantes que possuem lentes de contato dental; entenda os riscos desse procedimento

O BBB 23 está no ar e tudo que acontece na casa mais vigiada do Brasil vira assunto aqui fora, inclusive na aparência. O sorriso de alguns dos participantes chamou a atenção logo nos primeiros dias por conta das lentes de contato dental. Esse é um procedimento que deixa o sorriso perfeito a partir da aplicação de facetas dentárias.

Na internet, o uso das lentes virou meme. Isso porque, os usuários já notaram que quando um participante não entra no programa com as facetas, ele coloca assim que sai, tornando o comportamento em praticamente um padrão entre ex-BBBs.

Mas, para além da moda e do meme, é importante ressaltar que as lentes de contato dental são ótimas para corrigir pequenos defeitos no formato ou contorno dos dentes, ou até mesmo na cor. E a média de preços para o procedimento gira em torno de R$ 1 mil por cada dente onde há a aplicação das facetas.

Embora o preço seja “salgado”, ele faz jus à execução de um tratamento especializado. “Como qualquer procedimento relacionado à saúde bucal, este também requer um profissional qualificado para executar”, adverte Claudia Consalter, que é cirurgiã-dentista e sócio-fundadora da OrthoDontic.

Inclusive a aplicação de lentes de contato dental também está sujeita a riscos. Há uma série de cuidados relacionados a alimentação e higienização que o novo sorriso exige, e que na falta, podem não apresentar o resultado esperado.

“Alimentos duros devem ser evitados, principalmente os que requerem uma mordida como a da maçã ou a de um sanduíche. Já a higienização deve ser executada rotineiramente para proteger as bordas das lentes”, comenta a especialista.

Mas esses não são os únicos problemas que podem surgir. Quando mal adaptadas, as lentes de contato dental podem causar inflamações nas gengivas, forte dor no local e, em alguns casos, até mesmo cáries.

Problemas relacionados ao uso de lentes nos dentes

Outra questão que pode surgir decorrente da aplicação das lentes de contato dental é o desgaste excessivo dos dentes. Mesmo que as facetam sejam bem finas, elas exigem um procedimento invasivo de desgaste nos dentes. E esse desgaste precisa acontecer na medida certa, conforme aponta a Dra. Claudia Consalter.

“O ideal é que a espessura do desgaste seja suficiente para acomodar a lente sem prejudicar as características finais desejadas de coloração e formato. Ao mesmo tempo, é desejável preservar o máximo possível da estrutura dental. Ou seja, desgastar o necessário, nem mais, nem menos”, explica a profissional.

Por conta da espessura das facetas, qualquer descuido por parte do profissional pode impactar negativamente no resultado do sorriso. Então a escolha do dentista é fundamental. Portanto, escolha sempre o mais qualificado para a execução do trabalho.

Ainda que finas, as lentes de contato dental possuem uma ótima durabilidade. O procedimento dura em torno de média de 10 a 20 anos. No entanto, conforme lembra a especialista, isso depende de fatores como a qualidade do material usado, a alimentação, higiene bucal, entre outros cuidados.

As lentes de contato dental ficam artificiais?

Uma das maiores críticas voltadas a este procedimento diz respeito a artificialidade que alguns sorrisos ostentam. Essa é uma questão que envolve o gosto pessoal de cada pessoa, ou seja, alguns podem gostar desse aspecto mais branco nos dentes. Ainda assim, Dra. Claudia Consalter pontua que o ideal é que o procedimento fique esteticamente bonito, mas sem perder a naturalidade.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Se você é iniciante na arte de pintar as unhas em casa, algumas dicas podem tornar essa tarefa muito mais simples

Amor e Sexo

Especialistas explicam o que é preciso avaliar para o relacionamento continuar dando certo depois do casamento