Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda a lavar os cabelos e deixe os fios mais bonitos e saudáveis
Aprenda a lavar os cabelos e deixe os fios mais bonitos e saudáveis - Foto: Shutterstock

Beleza

Veja a ordem certa de aplicação dos produtos ao lavar os cabelos

Especialistas ensinam a sequência correta de produtos que devem ser usados nos fios após lavar os cabelos com shampoo

Após lavar os cabelos com shampoo, qual produto você costuma usar em seguida? Muitas mulheres podem achar que tanto faz a ordem, mas não é bem assim. Usar os produtos capilares na ordem certa de aplicação deixará seus fios muito mais bonitos e saudáveis. Por isso, com a ajuda de especialistas, listamos abaixo a sequência correta para você não errar mais. Confira:

Condicionador

O condicionador é um produto essencial que deve ser utilizado sempre que os cabelos forem higienizados com o shampoo. “O shampoo abre as cutículas do cabelo, escamas responsáveis por proteger os fios de agressões externas. Por isso, é importante que sejam fechadas novamente, função que é exercida pelo condicionador, que deve ser aplicado por último durante a lavagem dos cabelos”, explica a dermatologista, Dra. Paola Pomerantzeff. O produto, no entanto, deve ser usado apenas no comprimento dos fios, evitando a raiz. Na hora de escolher o seu, opte por marcas que ofereçam benefícios adicionais em sua formulação.

Máscara

As máscaras servem para hidratar e recuperar os fios das agressões do dia a dia. Sendo assim, devem ser usadas após o shampoo e antes do condicionador ao lavar os cabelos, também com aplicação apenas no comprimento, evitando a raiz. “A máscara deve ser aplicada antes do condicionador para que consiga penetrar no fio, pois, ao fechar a cutícula, o produto impede a absorção adequada da máscara”, explica a médica. Segundo ela, a frequência ideal de utilização das máscaras varia de acordo com o tipo do cabelo. 

“De maneira geral, recomenda-se que esse tipo de produto seja utilizado uma vez por semana. Mas, se os cabelos forem extremamente secos ou estiverem danificados, a máscara pode ser usada de duas a três vezes por semana”, recomenda. Em média, a quantidade ideal de máscara corresponde a uma moeda de um real para cada mecha do tamanho de dois dedos.

Além disso, ela deve ser específica para o seu cabelo. “Após aplicar o produto, deixe-o agir por alguns minutos e enxágue bem para que nenhum resíduo fique nos fios”, diz a dermatologista, Dra. Cintia Guedes. 

Ampola

As ampolas são um tipo de produto ideal para recuperação rápida da saúde e beleza dos cabelos, pois promovem uma hidratação intensiva e imediata dos fios. “As ampolas substituem o uso das máscaras, devendo ser aplicadas após o shampoo e antes do condicionador”, afirma Guedes.

O produto deve ser formulado com ativos de alta capacidade de reparação capilar como as proteínas. “O ingrediente age tratando os fios envelhecidos ao liberar uma sequência de aminoácidos essenciais capazes de regenerar e reintegrar a fibra capilar” destaca a farmacêutica Maria Eugênia Ayres. 

Leave-in

O leave-in é um creme sem enxágue que pode ser usado com os fios secos ou úmidos, mas em pequena quantidade e longe da raiz. “O leave-in é um creme finalizador que, além de ajudar a definir o estilo do penteado, confere proteção térmica e solar aos fios, reduz o frizz e contribui para a manutenção da hidratação dos cabelos, pois forma uma película ao redor dos fios”, diz Guedes.

Além disso, o produto também pode ser aplicado antes de mergulhar na piscina ou no mar. “A hidratação com o produto fecha a cutícula dos cabelos e ajuda a proteger os fios”, esclarece Pomerantzeff.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Beleza

Exposição excessiva a luz azul pode destruir as fibras de colágeno e acelerar o envelhecimento da pele