Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Erros de decoração: saiba como não cometê-los
Erros de decoração: saiba como não cometê-los - Shutterstock

Casa & Decor

6 erros de decoração para não cometer na casa nova

Alguns erros de decoração são muito comuns, especialmente para quem está comprando sua primeira casa; saiba como evitá-los

Decorar um novo lar pode ser bem difícil, especialmente se for a primeira vez que você compra uma casa. São muitos os aspectos a se pensar: quais móveis escolher, as cores para pintar as paredes, onde e como distribuir os objetos decorativos… é fácil errar e acabar com um ambiente poluído ou nada harmonioso.

Saber se planejar bem e não cometer tantos erros de decoração é importante, já que a arrumação de uma casa interfere na vida e no bem-estar de quem mora ali. Um lar bagunçado e sem harmonia pode até aumentar sintomas de estresse e ansiedade, por exemplo.

Quer saber quais os principais erros de decoração cometidos pelas pessoas para não cair neles? Confira 6 a seguir:

Falta de planejamento

O maior erro que se pode cometer na decoração da casa é justamente não se planejar direito e só sair comprando várias coisas e colocando-as pela casa. É preciso pensar em tudo antes: quantidade de itens que cabem no cômodo, a paleta de cores, como distribuir tudo etc.

Isso porque não fazer esse planejamento pode levar a vários problemas, desde uma desarmonia entre os itens até um excesso de coisas em um espaço pequeno, o que causa uma sensação muito desagradável. Além disso, dessa forma é muito mais difícil manter um estilo em todo o lar, por exemplo.

Problemas com os furos nas paredes

Essa questão também está ligada, de certa forma, ao planejamento. Muitas pessoas fazem furos nas paredes para pendurar quadros e outros enfeites antes de planejar tudo. Com isso, podem se arrepender quando pensarem em uma composição melhor para os objetos.

Deixe essa etapa para depois de todo o planejamento, senão pode ter que fazer mais furos e ficar com buracos em excesso nas paredes.

Erros com as cores

Todo mundo sabe que um ambiente com cores demais pode ser um dos erros de decoração. Afinal, se isso não for bem-feito, vai causar uma poluição visual enorme.

Entretanto, o que poucos percebem é como o contrário também é verdade. Cômodos apenas com cores neutras podem ficar bem monótonos. Por isso, não tenha medo de escolher cores que combinem com o ambiente e aplicá-las em certos pontos específicos, seja em móveis ou em objetos decorativos.

Estantes e paredes muito cheias

As estantes e paredes podem ser grandes aliadas na decoração, já que nelas podem ser colocados vários objetos lindos. Contudo, é melhor não exagerar. Especialmente quando compram sua primeira casa, muitos querem colocar tudo o que possuem ali, mas é preciso cuidado e reflexão para ver quais itens realmente ficam bem juntos e combinam com todo o restante do lar.

Móveis demais encostados nas paredes

É sempre preciso dar certo espaço entre os móveis, para não impedir a circulação de pessoas no ambiente. Todavia, há também o erro oposto – encostar todos os móveis na parede e deixar um espação morto no meio.

Isso deixa o local sem graça e ainda dificulta a comunicação entre as pessoas. O melhor é, dentro de cada ambiente, criar pequenos núcleos divididos por atividades (como leitura, gourmet, jogos, entre outras).

Se isso não for possível por conta do cômodo ser menor, você pode encostar um dos móveis na parede e aí distribuir os outros de forma que fiquem ao seu redor.

Esquecer do uso do espaço

Todo mundo acha lindo quando olha os ambientes montados nas lojas de móveis e decorações, não é mesmo? Porém, isso não quer dizer que esse visual realmente fique bom em uma casa, até porque nele parece que o lar nunca foi usado.

Sua casa nunca vai ficar daquela forma, uma vez que nela é preciso considerar a rotina de seus moradores. Não tente deixar seu lar com cara de loja!

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Pets

Entenda como os gatos se comunicam com você e com outros pets mesmo sem usarem palavras, apenas com sons e a linguagem corporal