Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba a melhor forma para limpar o seu fogão
Saiba a melhor forma para limpar o seu fogão - Shutterstock

Casa & Decor

Como limpar fogão da maneira correta?

Saiba como limpar o fogão da sua cozinha, seja ele de vidro ou aço inox, para deixá-lo brilhando novamente

Se você tem o costume de cozinhar bastante em casa, sabe como o fogão é um item indispensável no dia a dia. Porém, para que ele funcione adequadamente e dure bastante tempo, é preciso cuidar bem do eletrodoméstico, inclusive limpando frequentemente. E é aí que surge a dúvida: como fazer essa limpeza?

A resposta para essa pergunta pode depender do material do seu fogão, mas é sempre bem simples! Veja a seguir como proceder se o seu item da sua cozinha for de vidro ou de aço inox:

Como limpar fogão de vidro?

Caso o seu fogão seja de vidro, o mais importante é evitar produtos abrasivos, que podem danificar o material. Assim, produtos como uma bucha macia, um pano úmido e/ou detergente neutro são os mais adequados nesse caso.

Para fazer uma boa limpeza, a primeiro etapa é passar o pano úmido suavemente sobre a superfície do fogão, o que vai facilitar que as sujeiras grudadas amoleçam. Depois, você deve colocar o detergente neutro e esperar ele agir por alguns minutos, para apenas depois remover tudo com o pano úmido e limpo.

O detergente neutro pode ser o seu maior aliado na limpeza do fogão
O detergente neutro pode ser o seu maior aliado na limpeza do fogão — Shutterstock

Certifique-se de que a superfície de vidro esteja bem seca após a limpeza, já que manchas podem surgir ao redor das bocas do eletrodoméstico se ainda estiver úmido. Além disso, tenha muita atenção com o pano que você vai usar na tarefa, já que alguns deles podem acabar deixando fiapos para trás.

E no caso do aço inox?

Já para um fogão de aço inox, o processo é um pouco diferente, porém também bem simples. Para uma limpeza mais básica do dia a dia, basta usar uma esponja úmida e sabão neutro.

Agora caso esteja difícil retirar todas as sujeiras, pode ser bom usar também o detergente ou uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre. É só esfregar a substância na superfície do fogão, retirar tudo com um pano no final e pronto!

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais