Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda como limpar sofá da forma correta
Entenda como limpar sofá da forma correta - Shuttertock

Casa & Decor

Como limpar o sofá rápido e deixá-lo sempre com cara de novo

O sofá é um item que traz aconchego, mas, muitas vezes, também frustração e dificuldade na hora da limpeza

Um item que não pode faltar em uma casa confortável é o sofá. É lá que muitas pessoas descansam após um dia cansativo ou usam o seu tempo livre para assistir um pouco de TV. Porém, muitas vezes, a dificuldade de limpar o estofado quase faz com que as pessoas se arrependam de ter esse item, de tão chatinha que essa tarefa pode parecer.

As dúvidas sobre como fazer a limpeza do sofá da forma adequada são várias. Quais produtos usar nessa tarefa? Será que é melhor só limpar em casa ou levar em um local profissional. E tudo isso é muito importante, já que um estofado sujo pode acumular ácaros e poeira, afetando até a saúde dos moradores, especialmente os alérgicos.

Pensando nisso, convidamos a designer e gerente de marketing e produto da Estofados Jardim, Deyse Roza, para dar algumas dicas que vão manter seu sofá limpo e com cara de novo por muito mais tempo:

Aspiração regular

O aspirador de pó é o maior aliado que você pode ter quando o assunto é um sofá limpo sem tanto stress. Afinal, é fácil e rápido dar aquelas aspiradinha no sofá uma vez por semana e isso já vai remover muito bem a poeira, as migalhas e as sujeiras soltas no sofá, evitando que essas partículas se acumulem. Aí, você não vai precisar fazer outros tipos de limpeza com tanta frequência.

Utilize produtos de limpeza adequados

Cada sofá pede por procedimentos e produtos específicos, e isso está sempre indicado na etiqueta da peça. Porém, muitas pessoas ignoram isso ou mesmo nem sabem que essas orientações existem ou como interpretá-las. A seguir, veja algumas das siglas mais utilizadas nas etiquetas:

O — o tecido pode receber lavagem com água

W — tecido aceita apenas um pano úmido com produto de limpeza

P — o tecido pede por lavagem a seco

F — a higienização só pode ser feita por profissionais especializados

Aposte em uma limpeza profissional de vez em quando

Apesar de a aspiração ajudar a manter o sofá limpo na maioria do tempo, às vezes vai ser preciso fazer aquela limpeza mais detalhada e profunda. E, caso você não saiba bem como fazer isso em casa, o melhor, para não correr riscos, é optar pela limpeza profissional.

“Com isso, sujeiras mais pesadas são removidas, renovando até mesmo a cor do estofado e, é claro, garantindo mais saúde para quem vai utilizá-lo”, explica Deyse.

Impermeabilize

Essa é outra etapa importante, já que evita a penetração de líquidos, sujeiras e poeiras no tecido e também pode ser feita por profissionais. Porém, cuidado com o local escolhido, sempre preste atenção nos produtos que eles usam, já que eles não podem ser inflamáveis, para evitar acidentes na hora da aplicação.

Compre itens de qualidade

Por fim, uma dica que na verdade é sobre a compra do sofá, mas também vai ajudar muito na hora da limpeza – escolha sempre lojas e itens de boa qualidade. Dessa forma, o estofado vai durar bem mais e ser bem mais simples de limpar sem estragar.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição