Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como fazer uma boa horta em casa
Veja como fazer uma boa horta em casa - Shutterstock

Casa & Decor

Como montar uma horta em casa? Veja 4 dicas essenciais

Alguns detalhes, como o local escolhido e as espécies plantadas, podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua horta em casa

Nos últimos tempos, as pessoas têm se preocupado cada vez mais em ter uma alimentação mais saudável. E, para isso, além de comprarem menos produtos industrializados e cozinharem mais no dia a dia, muitos estão pensando em criar a sua própria horta em casa.

Afinal, como ser mais saudável do que os alimentos fresquinhos saídos direto de uma horta, não é mesmo? Porém, alguns desistem mesmo antes de tentar por não saberem como fazer isso ou começam, porém percebem que as plantações parecem não crescer tão fortes ou saudáveis quando se esperava.

Assim, é preciso saber, antes de plantar, algumas dicas que vão aumentar as chances de sucesso na sua horta em casa. Quer saber quais são elas? Veja 4 separadas por Giulliano Chinchio, consultor de ferramentas para jardinagem, agricultura e construção civil:

Local ideal

Se você fizer sua horta em um local inadequado, é provável que ela não vingue muito. O ideal é um ambiente com meia-sombra e que, mesmo nos horários mais quentes, não fique completamente exposto ao sol.

Quais espécies plantar

Os tipos de hortaliças mais comuns são agrião, couve, alface, abobrinha, chicória, rúcula, cenoura, tomate e mandioca. Plantas aromáticas, como cebolinha, salsinha, hortelã, pimenta e manjericão, também são uma ótima aposta para ambientes internos.

“Além disso, é importante checar qual a área de cultivo disponível e procurar hortaliças que se adaptam ao espaço reservado”, acrescenta Giulliano.

Como evitar invasores sem agrotóxicos

Muitas pessoas criam uma horta em casa justamente para não comer os alimentos com agrotóxicos. Porém, e quando aparecem insetos e ervas daninhas?

Sobre as ervas daninhas, é preciso retirá-las manualmente. Afinal, elas roubam nutrientes e fazem sombra, o que é ruim para as outras plantas. Já os insetos podem ser controlados de forma natural ou artificial, todavia apenas quando realmente necessário. Ou seja, quando fazem mal às plantas, como é o caso das aranhas e dos escorpiões.

Adubo caseiro

A fim de garantir a prosperidade da sua hortinha, é importante fazer um adubo caseiro! Para isso, faça um buraco na terra e jogue restos de folhas, cascas de frutas e ovos. Em seguida, tampe com terra e jogue água duas vezes por semana.

Por fim, para verificar se o adubo está pronto para ser usado, insira uma chapa estreita de metal até o fundo do recipiente e deixe por cerca de 10 minutos. Se, ao retirar a chapa, o metal estiver frio, o adubo pode ser usado na horta.

Fonte: Guia da Cozinha

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem