Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja alguns truques para tirar manchas de mofo das roupas e saiba o que fazer para prevenir esse problema
Aprenda a tirar manchas de mofo das roupas - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Como tirar manchas de mofo das roupas? Veja dicas!

Veja alguns truques para tirar manchas de mofo das roupas e saiba o que fazer para prevenir esse problema

Uma situação indesejada e até mesmo desesperadora é encontrar as roupas manchadas pelo mofo. As características manchinhas pretas surgem porque o fungo gosta de se alimentar do tecido e se proliferam facilmente em ambientes escuros e abafados como o guarda-roupa. 

Vários fatores podem ocasionar o aparecimento de manchas de mofo nas roupas, porém o mais comum é a umidade. Além do transtorno de manchar permanentemente o tecido, o bolor pode causar reações alérgicas e se espalhar facilmente para as outras peças. 

Cuidados essenciais

O primeiro passo é analisar a roupa com atenção. Se o mofo aparenta estar na roupa há muito tempo, é importante remover o quanto antes, pois do contrário, ele pode manchar permanentemente e corroer o tecido. 

Ao fazer essa verificação, é indicado dispô-las em um local arejado e lavá-las corretamente. Além da lavagem comum, o uso de receitas caseiras para a pré-lavagem pode ajudar a simplificar o processo

Peças brancas

Um dos casos mais simples de erradicação da mancha do mofo é quando ela está em uma peça branca. Basta preparar a mistura de 1 litro de água sanitária com 1 xícara de açúcar, agente que agiliza o processo.

Após realizar a diluição, aplique em toda a região, aguarde até que a mancha desapareça e lave normalmente. Mas, atenção: a água sanitária é indicada apenas para remoção de mofo em roupas brancas. 

Roupas escuras ou coloridas

Em casos de roupas coloridas ou escuras, outra receita caseira é efetiva: adicione ½ xícara de vinagre branco em 2 litros de água em um balde, deixando a roupa de molho por cerca de uma hora. Após este período, lave normalmente.

Manchas resistentes

Caso a mancha seja resistente, o bicarbonato de sódio é um aliado potente. Para cada 1 litro de água quente, misture 1 colher de chá de bicarbonato e deixe a roupa imersa, lembrando que a dosagem é proporcional e pode depender do tamanho da mancha da roupa.

Roupa de bebê

Por conta da sensibilidade da pele do bebê, qualquer produto ou método mais agressivo pode incorrer em alergias ou irritações. Por isso, além da recomendação de lavá-las separadamente para diminuir o risco de contaminações, é indicado realizar uma lavagem mais delicada, caso apareçam manchas de mofo.

Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de vinagre de álcool sobre a região do mofo. Após deixar agindo por alguns minutos, deixe a peça em água quente por 30 minutos e siga o processo de lavagem normalmente.

Peças de couro

Por não serem usadas com tanta frequência, roupas de couro são vítimas costumeiras do bolor. Por serem delicadas e exigirem cuidados especiais, antes da aplicação de qualquer produto, escove a peça com uma escova de cerdas macias. Assim será mais seguro seguir os passos da mistura caseira para extração do mofo.

Para o procedimento, umedeça um pano limpo em vinagre de álcool puro e passe na região até limpar totalmente. Só então utilize um pano 100% seco e limpo e, em seguida, hidrate o couro na sequência para não danificar ou ressecar o vestuário.

Para isso, umedeça o pano limpo e seco com óleo de amêndoa, espalhe por toda a peça e deixe agir por 15 minutos. Com um outro pano, retire o excesso do óleo, deixando-a pronta para o uso.

Como evitar que o mofo retorne?

Saiba como evitar o surgimento do mofo – Foto: Shutterstock

Não adianta cuidar das manchas se não houver dedicação para eliminar o mofo de uma vez por todas. Abaixo, confira algumas dicas da Mueller para evitar o surgimento do mofo novamente. 

  • Além de abrir as portas do guarda-roupas para arejar, é essencial que o móvel esteja posicionado com uma distância mínima de 2 cm da parede – essa folga impede a passagem da umidade através da parede;
  • Nunca guarde peças molhadas ou úmidas no guarda-roupa;
  • Roupas de ocasiões especiais, como trajes de festa, pedem seu armazenamento em um saco a vácuo e, sempre que possível, coloque-as periodicamente no sol;
  • A limpeza do guarda-roupa deve ser feita quinzenalmente e, caso o ambiente já sofra com problemas de umidade, a compra de pastilhas antimofo pode auxiliar na eliminação da umidade. 

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Pets

Entenda como os gatos se comunicam com você e com outros pets mesmo sem usarem palavras, apenas com sons e a linguagem corporal