Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira fatores crucias para escolher a cortina perfeita
Confira fatores crucias para escolher a cortina perfeita - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Cortina: 5 dicas para fazer a escolha ideal para a sua casa

É preciso mais do que apenas medida da altura e da largura da janela para acertar na escolha da cortina; veja dicas essenciais

Escolher uma cortina nova não é tão simples, não é mesmo? Isso porque, levar até a loja a medida da altura e da largura da janela às vezes não é o suficiente para que o modelo se encaixe perfeitamente no ambiente e deixe-o o mais confortável possível.

“Estamos numa época em que deixar o ambiente em que vivemos cada vez mais confortável, elegante e moderno é crucial, principalmente para o nosso bem-estar mental”, diz Tatiana Hoffmann, gerente de produtos de uma empresa de cortinas.

Dessa forma, é importante saber como escolher uma cortina que, além de ter o tamanho correto, consiga trazer essa sensação de elegância e aconchego para o seu lar. Confira a seguir cinco dicas de Tatiana nesse sentido:

Passagem de luz

É muito importante se atentar à porcentagem de bloqueio de luz de cada modelo de cortina e verificar se ela está de acordo com a necessidade do ambiente.

Para isso, considere que tipo de ambiente você deseja e a incidência da luz ou solar necessária no local. Uma escolha errada pode gerar um ambiente claro demais ou muito escuro, então tome cuidado nesse momento.

Tamanho do varão

O varão também é um fator importante para uma boa escolha de cortina. Para vedar a luz corretamente, ele deve passar 20 centímetros de cada lado da janela. Ou seja, deve ser 40 centímetros mais largo do que ela.

Largura da cortina

Outro fator que dever ser considerado é a largura da cortina. O ideal é que ela seja duas vezes maior que o tamanho do varão. Assim, é possível obter um bom franzimento e gomos muito bem definidos.

Várias questões devem ser pensadas antes de escolher a cortina perfeita
Várias questões devem ser pensadas antes de escolher a cortina perfeita – Foto: Shutterstock

Cuidado com as cortinas longas

As cortinas mais longas são mais elegantes e, por isso, são as escolhidas por muitas pessoas. Porém, caso esse seja o seu caso, é preciso tomar um pouco de cuidado na hora da escolha. O ideal é que a cortina toque levemente o piso, não prejudicando a circulação nem acumulando sujeira.

Cores

As cores também são um fator importante para o bem-estar. Nesse sentido, os tons mais claros trazem paz e os mais escuros deixam o ambiente mais sério. Assim, é preciso equilibrar o cômodo com tons mais claros nas paredes ou móveis caso você opte por cortinas escuras, por exemplo.

Fonte: Tatiana Hoffmann, gerente de produtos da Bella Janela

Mais notícias como essa

Saúde

Os gases podem ser causados pela alimentação, outros hábitos ou mesmo doenças; entenda como evitar o problema

Beleza

Especialista fala sobre as apostas de maquiagem para a estação e como aderir a essas tendências

Receitas

Se você ama um frango empanado, precisa conhecer essas dicas para ele ficar saboroso, crocante por fora e macio por dentro

Moda

Brincos, colares e sapatos ajudam a complementar o look e tornar a noiva ainda mais deslumbrante