Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Neste Dia da Árvore, pense em plantar uma você mesma!
Nesse Dia da Árvore, pense em plantar uma você mesma! - Shutterstock

Casa & Decor

Dia da Árvore: veja como plantar uma na sua casa

Nesse Dia da Árvore, saiba quais espécies de árvore são boas para se ter em casa e como plantá-las da forma correta

Você sabia que hoje (21) é comemorado o Dia da Árvore? Pois é! E essa é uma data muito importante, já que serve para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarmos desse recurso natural tão importante que são as árvores.

Então nada melhor neste data do que plantar uma árvore você mesma! Veja a seguir dicas sobre como fazer isso e quais são as melhores espécies para se ter em casa:

Dicas de espécies de árvore para ter em casa

Se você for plantar a árvore na sua casa, o melhor é escolher espécies que consigam crescer bem em ambientes fechados. Assim, a monguba, a oliveira, a figueira-lira e a falsa-seringueira, por exemplo, são boas opções.

Já se você quer plantar a árvore na sua calçada, é preciso tomar ainda mais cuidado. Isso porque a espécie errada para o ambiente pode acabar trazendo problemas, estourando tubulações de água ou esgoto, causando falhas na rede elétrica ou criando o risco de que galhos pesados caiam.

E, nesses casos, você terá que pedir uma autorização da prefeitura e da companhia elétrica local para cortar ou podar a árvore. Por isso, é melhor pensar bastante antes de escolher a árvore para a sua calçada e pesquisar os prós e contras de cada espécie. Algumas opções que costumam ser boas, nesse sentido, são os ipês, o manacá da serra e a magnólia.

Dia da Árvore: ipês são uma boa opção para plantar fora de casa
Dia da Árvore: ipês são uma boa opção para plantar fora de casa — Shutterstock

Vale lembrar que, antes de plantar uma árvore na calçada, é preciso buscar a prefeitura para obter uma autorização. Em muitos casos, a prefeitura pode até indicar quais espécies são uma boa opção na sua região.

Como plantar?

Após escolher qual árvore você vai plantar, é necessário encontrar um local adequado, afinal, ela vai crescer e ocupar mais espaço com o tempo.

O primeiro passo de como plantar uma árvore é saber escolher a muda, já que há espécies que gostam de locais úmidos e com sombra, enquanto outras preferem locais secos e com sol. Considere também o local onde irá plantar a árvore, tendo em vista que ela irá crescer e ocupar mais espaço.

Outra dica para plantar bem uma árvore é adubar a terra com substâncias como esterco de gado e de galinha, compostos orgânicos ou húmus de minhoca, sendo que cada um deles pode ser mais adequado para certas espécies. Já na hora de plantar em si, a dica é ter cuidado na hora de retirar a muda da embalagem e colocá-la no buraco da terra bem na vertical.

Além disso, se houver animais no local onde acontecerá o plantio da árvore, também pode ser necessário montar um cercado ao redor dela. Depois, é só cuidar bem da sua árvore e lembrar de regá-la com a frequência correta!

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma