Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
8 dicas de decoração para reduzir o calor dentro de casa
As plantas ajudam a reduzir o calor dentro de casa - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

8 dicas de decoração para reduzir o calor dentro de casa

Os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, revelam alguns truques que ajudam a reduzir o calor nos ambientes

A transição entre o inverno e a primavera, que começa neste sábado (23), trouxe uma onda de calor para o país. Em algumas regiões brasileiras, as temperaturas estão acima dos 40° C, o que pode comprometer o conforto dentro de casa. 

Para te ajudar a deixar sua casa mais fresca e arejada, consultamos os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, que prepararam algumas dicas sobre como reduzir o calor dos ambientes com truques simples de decoração. Confira!

1. Abra portas e janelas

Mantenha janelas e portas abertas para promover a circulação e criar correntes de ventilação cruzada, deixando a casa mais fresca. 

2. Aparelhos de refrigeração

Caso o calor seja muito intenso, utilize ventiladores ou climatizadores quando não for possível a instalação de ar condicionado.

3. Instale cortinas e persianas

Cortinas e persianas de cores claras bloqueiam a entrada de luz do sol direta e, assim, ajudam a reduzir o calor. Opte por tecidos leves, para não barrar a ventilação.

4. Cores claras

Favoreça o uso da luz natural durante o dia, aplicando cores claras no seu ambiente. Essas tonalidades retêm menos calor, por isso, deixam os ambientes mais frescos. 

5. Utilize pisos frios

Pisos frios como porcelanato e cerâmica deixam a casa mais fresca. Além disso, retire tapetes grossos que retém o calor.

6. Evite propagar calor

Reduza o uso de equipamentos que gerem calor, como fornos, secadores e lâmpadas incandescentes, optando pelo LED. Banhos frios também ajudam a refrescar o corpo. Tudo isso ainda contribui para economizar energia elétrica.

7. Umidificadores de ar

Em regiões de clima muito seco, utilize umidificadores de ar, pois eles tornam o ambiente mais agradável. No entanto, é importante realizar a limpeza do equipamento para evitar o acúmulo de sujeira. 

8. Aposte nas plantas

Plantas são ótimas para renovar e purificar o ar, melhorar a sensação térmica dentro e fora de casa. Em áreas como jardins e varandas, pergolados e árvores são locais deliciosos para aproveitar a sombra.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez