Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Xô, frio! Confira 6 dicas para manter o lar aquecido no inverno
Veja formas de manter o lar aquecido com a chegada do inverno - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Xô, frio! Confira 6 dicas para manter o lar aquecido no inverno

Aprenda truques infalíveis para manter o lar aquecido e enfrentar os dias frios com mais conforto e aconchego

Manter o lar aquecido e aconchegante é o desejo de muitas pessoas, principalmente agora no inverno. Afinal, nada melhor do que contar com um ambiente quentinho para relaxar ao fim do dia, não é mesmo? 

Por isso, consultamos os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do PB Arquitetura, e as arquitetas Daniele Dantas e Paula Passos, sócias no escritório Dantas & Passos Arquitetura, que preparam uma lista com 6 dicas para deixar seu lar mais quente no inverno. Confira:

1. Aposte em mantas e almofadas

Que tal espalhar algumas almofadas pela sala e cobrir o sofá com uma manta? Além de deixar o lar mais acolhedor, essas peças também contribuem com a temperatura do ambiente. Para isso, use matinhas de malhas ou tricô e almofadas de tecidos mais quentes como camurças, veludos ou lã.

2. Aqueça o piso com tapetes

Os tapetes são elementos versáteis e funcionais que também ajudam a deixar a casa mais quentinha no inverno. Assim, invista em tapetes mais altos e encorpados com fibras de lã ou tapetes mais felpudos para atribuir mais conforto a quartos e salas de estar. Tome apenas cuidado com as pessoas que são alérgicas! 

3. Aproveite a luz solar

Embora a luz solar possa parecer mais fraca no inverno, ela ainda pode ajudar a manter o lar aquecido. Dessa forma, abra as janelas e cortinas no horário mais quente do dia para ventilar a casa e aproveite o máximo do calor do sol. Quando começar a esfriar, feche bem as cortinas para manter esse calor dentro de casa. 

4. Invista em cortinas reforçadas

Para evitar que o vento entre pelas frestas das janelas enquanto elas estiverem abertas, utilize modelos de cortinas mais pesadas, com tecidos mais quentes e grossos ou que vão do teto até o chão. Isso porque elas ajudam a barrar o vento e o frio, e a reduzir a perda de calor no ambiente. 

5. Isole os ambientes

Isolar os ambientes é uma medida eficaz para manter o lar aquecido no inverno. Isso pode ser feito através de móveis e revestimentos que melhoram o isolamento térmico da casa, como uma estante alta de livros e painéis de madeira nas paredes, por exemplo. 

6. Use aquecedores

No inverno, você ainda pode utilizar aparelhos como o ar-condicionado (devidamente acionado no modo quente), assim como desumidificadores, aquecedores, toalheiros aquecidos e outros sistemas de ar quente. Outra opção são as lareiras ecológicas e portáteis, perfeitas para ambientes menores.

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição

Estilo de Vida

As simpatias com milho podem ajudar em diversas áreas da vida, como na profissional, na amorosa e até na estética