Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Xô, frio! Confira 6 dicas para manter o lar aquecido no inverno
Veja formas de manter o lar aquecido com a chegada do inverno - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Xô, frio! Confira 6 dicas para manter o lar aquecido no inverno

Aprenda truques infalíveis para manter o lar aquecido e enfrentar os dias frios com mais conforto e aconchego

Manter o lar aquecido e aconchegante é o desejo de muitas pessoas, principalmente agora no inverno. Afinal, nada melhor do que contar com um ambiente quentinho para relaxar ao fim do dia, não é mesmo? 

Por isso, consultamos os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do PB Arquitetura, e as arquitetas Daniele Dantas e Paula Passos, sócias no escritório Dantas & Passos Arquitetura, que preparam uma lista com 6 dicas para deixar seu lar mais quente no inverno. Confira:

1. Aposte em mantas e almofadas

Que tal espalhar algumas almofadas pela sala e cobrir o sofá com uma manta? Além de deixar o lar mais acolhedor, essas peças também contribuem com a temperatura do ambiente. Para isso, use matinhas de malhas ou tricô e almofadas de tecidos mais quentes como camurças, veludos ou lã.

2. Aqueça o piso com tapetes

Os tapetes são elementos versáteis e funcionais que também ajudam a deixar a casa mais quentinha no inverno. Assim, invista em tapetes mais altos e encorpados com fibras de lã ou tapetes mais felpudos para atribuir mais conforto a quartos e salas de estar. Tome apenas cuidado com as pessoas que são alérgicas! 

3. Aproveite a luz solar

Embora a luz solar possa parecer mais fraca no inverno, ela ainda pode ajudar a manter o lar aquecido. Dessa forma, abra as janelas e cortinas no horário mais quente do dia para ventilar a casa e aproveite o máximo do calor do sol. Quando começar a esfriar, feche bem as cortinas para manter esse calor dentro de casa. 

4. Invista em cortinas reforçadas

Para evitar que o vento entre pelas frestas das janelas enquanto elas estiverem abertas, utilize modelos de cortinas mais pesadas, com tecidos mais quentes e grossos ou que vão do teto até o chão. Isso porque elas ajudam a barrar o vento e o frio, e a reduzir a perda de calor no ambiente. 

5. Isole os ambientes

Isolar os ambientes é uma medida eficaz para manter o lar aquecido no inverno. Isso pode ser feito através de móveis e revestimentos que melhoram o isolamento térmico da casa, como uma estante alta de livros e painéis de madeira nas paredes, por exemplo. 

6. Use aquecedores

No inverno, você ainda pode utilizar aparelhos como o ar-condicionado (devidamente acionado no modo quente), assim como desumidificadores, aquecedores, toalheiros aquecidos e outros sistemas de ar quente. Outra opção são as lareiras ecológicas e portáteis, perfeitas para ambientes menores.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento