Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja dicas para montar o seu enxoval de cama
Veja dicas para montar o seu enxoval de cama - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Enxoval de cama: veja dicas para montar o seu sem erros

Arquiteta analisa os critérios para escolher peças para o enxoval que reúnem beleza, personalidade e muito conforto para os moradores

Uma das etapas mais gostosas na montagem final da casa é definir o enxoval! Pensar nas peças, cores e escolher aquelas que mais agradam pode, inclusive, ser um processo bastante divertido. E de acordo com a arquiteta Isabella Nalon, essa etapa é também muito importante para o bem-estar e o conforto dos moradores.

“O enxoval é capaz de nos conduzir por sensações positivas, como o bem-estar e relaxamento, nos fazendo dormir muito melhor. A definição errada pode trazer desconfortos, como não aquecer bem ou, pelo contrário, esquentar demais quando a temperatura se eleva. E, para os alérgicos, é imprescindível considerar peças com tecidos práticos e de fácil lavagem”, explica a especialista. Ou seja, o enxoval precisa conciliar a função decorativa e a funcionalidade no dia a dia dos moradores.

Porém, além das medidas das peças, quais critérios precisam ser considerados para a escolha perfeita? E quais são as peças que compõem o enxoval completo do ambiente? Para solucionar essas questões, Isabella compartilha algumas dicas:

Itens que compõem o enxoval de cama

De acordo com a profissional, alguns itens são essenciais quando se trata do enxoval de cama. As peças são basicamente as mesmas, seja em uma cama infantil, de solteiro, casal, queen ou king size, viu? Confira a seguir quais são elas:

O padrão básico:

  • Lençol de baixo (que cobre o colchão);
  • Lençol de cima;
  • Fronha para o travesseiro (solteiro 1, casal 2).

Artigos extras:

  • Colcha/cobre leito;
  • “Peseira” ou manta para os pés;
  • Capas para travesseiros extras;
  • Almofadas e rolos;
  • Se for cama box, a “saia”;
  • Edredons e capa de edredom;
  • Protetor de colchão e protetor de travesseiros.

A arquiteta recomenda ter, no mínimo, três enxovais, sendo um neutro e dois diferentes, possibilitando uma troca mais frequente. Contudo, se a residência tiver espaço para armazenamento, não há limitações e o morador pode contar com diversas opções se quiser.

Fazendo boas escolhas

Após saber o que é essencial para compor o enxoval de cama, o próximo passo é decidir o tecido que agrada, uma vez que o material é determinante para a sensação de conforto e aconchego. Entre os mais comuns estão o algodão — que pode ser encontrado na versão padrão ou em uma mais encorpada — e a seda. Ainda é possível encontrar outros tecidos, como a viscose, o jérsei e o poliéster.

Esse também é o momento de pensar nas cores! O recomendado por Isabella é sempre ter, pelo menos, um jogo de lençol neutro, na paleta de branco, off white ou cinza-claro, que dá liberdade na composição para qualquer sobreposição.

É legal ter pelo menos um enxoval de cores neutras
É legal ter pelo menos um enxoval de cores neutras — Foto: Shutterstock

Além disso, o morador pode adotar peças com estampas floridas, desenhos geométricos ou outros detalhes. “Eu gosto muito de trabalhar com a ‘vira’ do lençol que evidencia algum detalhe ou cor. Para os travesseiros, aprecio a dupla, sendo que o de trás com o tecido igual ou similar à colcha e, o da frente, com a própria fronha que acompanha o jogo de cama”, comenta a arquiteta.

Enxoval e decoração

O enxoval da cama deve estar bem alinhado com o estilo de decoração do quarto, mas isso não quer dizer que precisa ser tudo da mesma cor ou igual, fazendo que o ambiente fique monótono ou enjoativo.

Por isso, é importante selecionar bem as cores, estampas e composição, possibilitando tanto uma roupagem neutra como outra leitura mais ousada, colorida e repleta de personalidade.

“Muitas pessoas pensam que, para renovar o quarto, é necessário pintar paredes ou trocar mobiliário. Porém, uma estratégia incrível é renovar o enxoval, sem precisar mexer na decoração”, diz Isabella.

Renovando o enxoval

Não existe uma regra para renovar o enxoval da cama! Nesse sentido, prevalece o bom senso. A mudança das peças vai depender do gosto dos moradores, estações do ano e durabilidade dos itens, sendo que alguns lençóis duram mais de uma década, dependendo da composição e do número de fios.

Portanto, a recomendação é trocar as peças quando começarem a mudar de tonalidade ou ficar amarelados, ou quando o desejo for de mudança. E, da mesma forma que a primeira escolha do enxoval, a renovação dele também precisa de planejamento e boas ideias.

Fonte: Isabella Nalon, arquiteta à frente do escritório que leva o seu nome.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Receitas

Com esses alimentos ricos em colágeno, você vai conseguir mais saúde para sua pele e ainda retardar sinais de envelhecimento