Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Limpar a sua máquina de lavar vai ficar muito mais fácil após conhecer essas dicas
Limpar a sua máquina de lavar vai ficar muito mais fácil após conhecer essas dicas - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Limpe sua máquina de lavar do jeito certo com essas dicas

Prolongue a vida útil da sua lavadora de roupas com essas dicas especiais de higienização do eletrodoméstico

Lavagens eficientes e uma maior vida útil são apenas alguns dos benefícios que a limpeza periódica da máquina de lavar pode te trazer. Muito mais que uma higienização do lado externo, a limpeza na parte interna é importante para que a máquina continue funcionando livre do acúmulo de produtos e do mau cheiro.

Mas, para além de tudo isso, qual é o jeito correto de limpar a máquina de lavar? Com qual a frequência fazer isso? Confira a seguir algumas dicas e orientações de Thiago Montanari, coordenador de comunicação e produtos da Mueller, que podem te ajudar e muito a deixar seu eletrodomésticos nos trinques por mais tempo!

Pratique a lavagem de prevenção

A falta de limpeza da máquina de lavar faz com que as impurezas grudem nas roupas. Sabe aqueles pontinhos pretos, sujeira ou até mesmo excesso de fiapos, após a lavagem? Isso acontece devido à falta de higienização do equipamento.

Por isso, é muito importante realizar lavagens de prevenção. Ela serve para remover resíduos, formação de limo e outras sujidades que possam se acumular nas reentrâncias da máquina de lavar. Além disso, ela prolonga a eficiência de máquina, evitando assim problemas com o eletrodoméstico.

Quanto a frequência, a indicação do especialista é de que a lavagem de prevenção aconteça a cada seis meses. “Em caso de uso em excesso de amaciante ou sabão, o tempo entre uma lavagem e outra deve ser menor. O filtro de fiapos, por sua vez, deve ser limpo regularmente”, orienta Montanari.

Lavando sua máquina de lavar internamente

Higienizar a máquina de lavar é mais fácil e simples do que você imagina! Basta colocar aproximadamente 500 ml de alvejante ou água sanitária dentro do cesto vazio da lavadora e selecionar o nível de água “alto” e o programa de lavagem mais longo que seu eletrodoméstico tiver.

Para que a limpeza seja efetiva, deixe a lavadora completar todo o ciclo, garantindo a remoção do alvejante, tudo bem? Isso evitará danos as suas roupas nas próximas lavagens. Outro detalhe importante é a limpeza do filtro de fiapos.

Esse é um local que fica no centro das lavadoras mais novas e que precisa de limpeza regular. Para isso, lave-o em água corrente e, quando necessário, use uma escova para auxiliar. Depois é só reposicionar a peça novamente no local indicado.

Limpando a máquina de lavar por fora

Já a higienização da parte externa das lavadoras é mais fácil. Basta usar um pano macio e umedecido com água e sabão neutro. Evite manipular álcool ou outras substâncias abrasivas, pois elas podem danificar as superfícies da máquina.

Cuidado também ao limpar o painel do eletrodoméstico, então evite o excesso de água em cima do timer da máquina de lavar.

Já para limpar o compartimento de sabão, retire-o da máquina e esfregue a parte com uma escovinha. Caso a sujeira esteja endurecida, deixe o compartimento de molho na água quente por alguns minutos e esfregue novamente.

Por fim, vale lembrar de sempre olhar o manual de instruções da sua máquina de lavar. Alguns eletrodomésticos possuem regras específicas de higienização, então é sempre bom estar atento àquilo que o fabricante manda.

Dicas extras

O especialista em produtos ainda dá dicas para uma maior durabilidade do equipamento. No caso de lavadoras automáticas que ficam em ambientes externos e descobertos, o ideal é usar sempre uma capa protetora. Assim você evita que agentes naturais danifiquem sua máquina de lavar.

O mesmo vale para o uso de sabão e amaciante em excesso. Além de danificar a máquina de lavar a longo prazo, o exagero desses itens de limpeza podem deixar a sua roupa esbranquiçada e/ou muito dura.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma