Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como lavar as almofadas sem danificá-las
Saiba como lavar as almofadas sem danificá-las - Shutterstock

Casa & Decor

Novinhas em folha! Saiba como lavar as almofadas corretamente

Você tem o costume de lavar toda a roupa de cama com frequência, mas deixa as almofadas de lado porque não sabe como limpá-las? Não mais!

As almofadas que você tem em casa, fiquem elas no sofá ou no quarto, precisam ser lavadas com uma certa frequência, de uns três em três meses. Porém, muita gente não faz isso, mesmo sabendo que esses itens podem acumular poeira e virar um local de proliferação de ácaros e outros microrganismos, causando até problemas respiratórios nos moradores.

Um dos motivos para isso é que muita gente não sabe bem como lavar as almofadas da forma adequada. Afinal, será que elas são muito sensíveis para ir na máquina? E quando têm capa removível, essa parte é limpa separadamente?

Primeiramente, é importante lembrar que, apesar de as lavagens poderem ser feitas com um intervalo de alguns meses entre elas, isso não quer dizer que seja para deixar as almofadas simplesmente acumulando pó nesse tempo. O ideal é passar o aspirador de pó nelas pelo menos uma vez por semana e deixá-las expostas à luz solar por algumas horas na semana.

Manter a limpeza das almofadas, evitando comer e beber sobre elas, por exemplo, também é essencial. Mas e aí, como limpar as almofadas corretamente?

Formas de lavar almofadas

Na maioria dos casos, as almofadas podem ter sua lavagem de três formas – na máquina, no tanque ou a seco. Entretanto, para algumas mais sensíveis, com certos tipos de bordados, a opção à mão é a mais recomendável.

A seguir, veja como lavar as almofadas de cada uma das três maneiras:

Na máquina de lavar

Para limpar as almofadas usando a máquina de lavar, você precisa, primeiramente, tirar a capa removível das que a tiverem.

O enchimento deve ir para a máquina dentro de um saco de lavagem, enquanto a capa pode ser lavada na máquina ou, se for delicada, no tanque. Você vai usar o lava-roupas líquido (siga as instruções e quantidades descritas nele) e meio copo de vinagre no lugar do amaciante.

Lembre-se de escolher o programa de lavagem para roupas delicadas. Após o ciclo, seque o enchimento e a capa no varal.

No tanque

Nesse caso, você também vai separar a capa e o enchimento das almofadas. Então, deixe ambos de molho em um balde com água, uma tampa do lava-roupas líquido e meio copo de vinagre branco. Os itens devem ficar assim por 20 minutos.

Esfregue a capa com cuidado. Caso ela esteja muito suja adicione mais lava-roupas líquido nesse momento e utilize uma bucha ou escova de cerdas macias para ajudar.

Finalmente, enxágue tudo e torça ou itens antes de colocar para secar. O processo de secagem deve demorar mais do que quando a lavagem ocorre na máquina.

A seco

Esse tipo de lavagem é mais recomendável no caso de almofadas bem delicadas, que não podem ir nem na máquina e nem no tanque.

Para lavar a seco, use um multiuso tira-manchas e uma almofada para esfregar. Depois, passe um pano com álcool e deixe secar por um tempo.

Mais notícias como essa

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce