Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja essas dicas para delimitar os ambientes integrados
Veja essas dicas para delimitar os ambientes integrados - Foto: Shutterstock

Casa & Decor

Quer delimitar os ambientes em casa? Saiba como fazer isso

Arquitetas mostram como garantir que espaços conectados e sem paredes apresentem personalidade, funcionalidade e fluidez

Você já parou para pensar em como o modo de viver brasileiro mudou? No lugar das enormes casas e apartamentos com ambientes compartimentados, a tendência agora é viver em imóveis práticos e projetados com ambientes integrados.

Por isso o grande destaque da vez na decoração é saber como delimitar os ambientes sem deixar de dar personalidade ao local. Veja a seguir dicas de Danielle Dantas e Paula Passos, sócias em um escritório de arquitetura, para fazer isso:

Setorize o décor

Setorizar e separar espaços é um dos grandes desafios da arquitetura de interiores. Embora tudo pareça estar contemplado em uma unidade, a ideia é que cada cômodo tenha sua própria visualidade bem marcada.

Nas áreas sociais, é comum empregar tapetes para delimitar os ambientes. Agora quando se trata de mobiliário, aparadores são peças estratégicas, pois ajudam a esconder e suavizar as costas de sofás. Isso sem contar a grande utilidade para decorar ou dar suporte para o outro espaço para o qual estão voltados.

Os bancos também são eleitos para essa função de setorizar. “São peças horizontalizadas que gostamos muito. Com eles, há a possibilidade de escolher um modelo de acordo com o estilo da decoração que estamos trabalhando no projeto”, explica Danielle.

Uso de mobiliário diferente

A escolha do mobiliário também é uma boa forma de delimitar os ambientes. Afinal, mesmo integrados, os espaços estarão demarcados. Entretanto, no lugar das paredes de alvenaria, experimente painéis de marcenaria ou elementos móveis, como biombos, como divisória entre os espaços.

Com eles, há ainda a opção de unir soluções criativas especificadas para garantir ainda mais individualidade ao projeto. “Uma dica é apostar na colocação de pisos diferentes, como o porcelanato na cozinha e a madeira na sala”, diz Danielle.

Todavia, é necessário avaliar previamente cada caso, já que a decisão pode comprometer o resultado em imóveis pequenos. “Nesse caso, mais de um revestimento pode diminuir a amplitude visual. Assim sendo, buscamos por um único tipo de piso que seja elegante e perfeito para o uso no dia a dia, principalmente em áreas mais intensas com o uso de água, como cozinha e área de serviço”, detalha Paula.

Outras soluções para delimitar os ambientes

Outras soluções práticas que podem ajudar a delimitar os ambientes são:

  • dividir a sala com meia parede baixa;
  • separar ambientes com venezianas móveis que abrem e fecham;
  • aplicar uma parede vazada com cobogós ou marcenaria;
  • ou ainda executar uma estante vazada, que ainda colabora para a organização.
A meia parede também é uma boa opção para delimitar os ambientes integrados
A meia parede também é uma boa opção para delimitar os ambientes integrados – Foto: Shutterstock

“Também costumamos empregar os painéis de vidro ou madeira que recolhem todas as folhas juntas, deixando o espaço aberto ou fechado de acordo com a necessidade de uso”, finaliza Paula.

Fonte: Danielle Dantas e Paula Passos, sócias no escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce