Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como lavar as roupas novas
Veja como lavar as roupas novas - Shutterstock

Casa & Decor

Roupas novas: veja motivos para lavá-las após a compra

Usar roupas que você acabou de comprar sem lavar primeiro pode até ser prejudicial para a saúde, principalmente da pele

Algumas pessoas têm o costume de lavar as roupas novas que compraram antes de usar, enquanto outras acham isso um exagero e uma perda de tempo. Afinal, quem está certo?

A verdade é que essas peças, quando estão nas lojas, podem acumular vários tipos de vírus e bactérias que, em contato com sua pele, podem causar problemas como infecções e alergias. Ou seja, o melhor é lavar mesmo para não correr riscos. É o que diz o especialista em higienização Angelo Donaton.

“Uma das principais formas de disseminação de bactérias é pela pele. Ao comprar uma roupa, não necessariamente você será a primeira pessoa a experimentar a peça. Isso quer dizer que, se alguém com algum tipo de infecção experimentou antes de você, os riscos de pegar esse vírus caso a peça não seja lavada antes que você use é muito grande”, explica o CEO da rede de lavandarias Lavô.

Essa primeira lavagem também é importante porque praticamente qualquer tecido recebe algum tipo de tratamento químico durante o processo de confecção das peças, e resíduos de produtos podem ainda estar nas roupas quando elas chegam à sua casa. Além disso, muitas pessoas se incomodam com o cheiro das roupas novas, outro motivo para lavá-las antes de usar.

Passo a passo para lavar roupas novas

Primeiramente, é muito importante conferir a etiqueta das roupas novas antes de lavá-las, para saber se há alguma especificidade na higienização. Porém, o indicado costuma ser dissolver detergente bem em água e mergulhar as roupas, deixando-as de molho por no máximo duas horas (sempre separando as brancas das coloridas).

Depois, lave as roupas normalmente de acordo com a cor e o tipo do tecido. No final, você pode fazer um ciclo extra de enxágue para ter certeza de que todos os resíduos saíram. Além da lavagem, secar também é um passo desse processo.

“Sempre se atente à temperatura indicada para cada tecido. Assim, evita-se que as peças encolham ou sofram algum tipo de dano. As secadoras de roupas podem atingir temperaturas por volta de 65°C, o que pode eliminar a maioria dos germes”, recomenda Angelo.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez